Diversidade e distribuição de carrapatos (AcariI: Ixodidae) em fase de vida livre e detecção molecular de Rickettsia spp. e Borrelia spp. no Bioparque da Amazônia, município de Macapá, estado do Amapá
Loading...
Date
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Os carrapatos são amplamente distribuídos no Brasil e possuem grande importância médica e veterinária devido à sua capacidade de transmitir diversos patógenos. Apesar da importância desses vetores, o estado do Amapá ainda possui poucas pesquisas sobre sua fauna e a presença de patógenos associados, especialmente bactérias dos gêneros Borrelia, causadora da doença semelhante à de Lyme no Brasil, e Rickettsia, responsável pela febre maculosa brasileira, sendo que os parques zoológicos apresentam características importantes para a manutenção de ectoparasitas. Portanto, este estudo teve como objetivo caracterizar a fauna de carrapatos de vida livre no Bioparque Amazônico, localizado na zona sul de Macapá-AP, e realizar investigação molecular de Rickettsia spp. e Borrelia spp. nos espécimes coletados. As coletas foram realizadas em dezenove pontos georreferenciados, considerando diferentes trilhas e áreas do parque, abrangendo ecossistemas variados, utilizando uma varredura com bandeiras de flanela. O processo de identificação utilizou chaves taxonômicas específicas para carrapatos, em nível de gênero para larvas e em nível de espécie para ninfas e adultos; e análises moleculares, com extração de DNA, PCR e eletroforese em nível de gênero para bactérias. No total, foram coletados 570 carrapatos, predominantemente larvas do gênero Amblyomma (499), incluindo também 2 ninfas, 26 fêmeas e 27 machos de A. cajennense s.s. e 6 ninfas de A. pacae. A PCR identificou Rickettsia spp. em duas ninfas de A. cajennense s.s. e Borrelia spp. em três larvas de Amblyomma spp., todas coletadas em áreas de circulação de visitantes e animais selvagens. Os resultados indicam que o Bioparque é um ambiente favorável à manutenção de populações de Amblyomma spp. e à circulação de agentes patogênicos, destacando a importância do monitoramento contínuo e das medidas de biossegurança para minimizar os riscos à saúde animal e humana.
Description
Keywords
Citation
OLIVEIRA, Ingrid Rezende de. Diversidade e distribuição de carrapatos (Acari: Ixodidae) em fase de vida livre e detecção molecular de Rickettsia spp. e Borrelia spp. no Bioparque da Amazônia, município de Macapá, estado do Amapá. 2025. 57 f. : il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Porto Grande, 2025.
Collections
Endorsement
Review
Supplemented By
Referenced By
Creative Commons license
Except where otherwised noted, this item's license is described as Acesso Aberto
