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Submissões Recentes
Item type:Item, Estudo da aplicabilidade do tema gerador “óleos essenciais de espécies amazônicas” como ferramenta didática para o ensino de química orgânica.(2025-06-18) SILVA, Wellington Corrêa da; RIPARDO FILHO, Haroldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/3302593317549578; https://orcid.org/0000-0002-3855-1903O ensino de Química vem se tornando uma preocupação para muitos profissionais da educação, tendo em vista o desinteresse dos alunos pelos conteúdos desse componente curricular. Por isso, é importante buscar alternativas que tornem o ensino dessa ciência mais atrativo. Uma das formas é utilizar temáticas do cotidiano dos alunos, contextualizando os conteúdos de Química e tornando a aprendizagem significativa. Para o ensino na região amazônica, a temática “óleos essenciais de espécies amazônicas” mostra-se pertinente. Nesse sentido, foi desenvolvido um estudo que pretende contextualizar o ensino de Química Orgânica para estudantes de nível médio do Amapá, utilizando o referido tema gerador como ferramenta didática, com base no Referencial Curricular Amapaense para o Ensino Médio. O objetivo é evidenciar para professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura em Química como os conteúdos de Química Orgânica podem ser abordados a partir dos óleos essenciais. Vale ressaltar que os temas geradores têm sido uma alternativa para o ensino, visto que despertam o interesse e a curiosidade dos alunos por estarem ligados à prática de vida dos educandos, tornando os conteúdos mais relevantes e próximos de suas experiências cotidianas, proporcionando uma aula dinâmica com participação ativa e colaborativa. Os óleos essenciais de espécies amazônicas foram escolhidos como tema por serem atrativos devido aos seus aromas e à origem em espécies da Amazônia, que possui a maior biodiversidade do planeta. A metodologia adotada trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico de caráter exploratório e descritivo, com artigos publicados entre 2013 e 2023. As espécies abordadas neste trabalho foram a priprioca, breu-branco, pau-rosa, alecrim-pimenta e pimenta de macaco. Durante a análise, buscou-se identificar quais conteúdos de Química Orgânica presentes no Referencial Curricular Amapaense poderiam ser abordados com base na composição química das espécies estudadas. Foi possível identificar conteúdos como classificação de cadeias carbônicas, classificação de carbonos, funções orgânicas e isomeria. Destaca-se que não foram encontrados, nos óleos das espécies analisadas, conteúdos relacionados às funções nitrogenadas nem halogenadas. Constatou-se, portanto, que a temática abordada permite explorar quase todos os conteúdos de Química Orgânica previstos no RCA, relacionando a composição química das espécies com sua relevância cultural e econômica.Item type:Item, Utilização dos laboratórios no processo de ensino-aprendizagem em tecnologia de alimentos: um relato de experiência(2025-07-10) SILVA, Hadassa Kellen Vieira da; TEIXEIRA, Luana Fagundes; http://lattes.cnpq.br/0193992817871975Esse trabalho é um relato da minha experiência nos laboratórios da área de alimentos durante o curso de Tecnologia em Alimentos no IFAP. O objetivo foi mostrar as maté-rias que usam os laboratórios nas aulas práticas, relatar como foi meu estágio, mapear o espaço físico e compartilhar a experiência prática vivenciada. Foram consultados os planos de ensino do curso, feito uma observação na estrutura dos laboratórios e elaborados desenhos manuais representando os layouts, como os visualizo. Na prática, fiz muitas coisas importantes, como higienizar corretamente e organizar vidrarias e utensílios, participei de aulas fazendo biscoitos, geleias e alimentos desidratados. Também fiz análises sensoriais e microbiológicas. Tudo isso me ajudou muito a entender melhor o que aprendi na sala de aula e a usar na prática, deixando o conteúdo mais claro para mim. Percebi que os laboratórios são muito importantes para quem vai trabalhar com alimentos. Também mencionei algumas ideias para melhorar o espaço, integrar mais as aulas práticas com a teoria e deixar tudo mais organizado. Esse trabalho mostra como o laboratório é essencial para formar profissionais melhores e preparados para o mercado de alimentos.Item type:Item, Concepções de professores do IFAP Macapá sobre a habilidade de Listening em aulas de inglês com alunos iniciantes(2025-03-10) DANTAS, Ana Letícia Lemos; DIAS, Klenilmar Lopes; http://lattes.cnpq.br/5342051519912757; https://orcid.org/0000-0003-2769-3647Diversos autores relatam as dificuldades em relação à habilidade de compreensão oral enfrentadas pelos professores e alunos de Língua Inglesa (LI) (Bonk, 2000; Rees, 2003). Com a intenção de oportunizar mais discussões e melhorias nesse contexto, temos como objetivo geral investigar sobre as concepções dos professores de LI dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) dos campi Macapá e Santana. Ao realizarmos entrevistas semi estruturadas com professoras de LI e analisá-las a partir dos pressupostos da Análise do Discurso (AD) (Orlandi, 2006, 2012; Fernandes, 2005), pudemos perceber suas percepções sobre suas práticas e dificuldades frente ao ensino e aprendizagem de listening. As docentes consideram que esta é uma habilidade imprescindível, mas enfrentam empecilhos em relação à estrutura (ausência de materiais didáticos proveitosos, grande número de alunos e a inexistência de um Laboratório de Línguas) e à ansiedade dos alunos e sua falta de experiências linguísticas. Nesse contexto, introduzimos o Produto Educacional (PE) intitulado As If! (English Tracks) em formato de áudios disponibilizados no Spotify, bem como um Guia para Professores. Inserimos palavras cognatas e aspectos culturais com a intenção de facilitar a compreensão oral entre alunos iniciantes. A avaliação deste sugere que melhorias precisam ser realizadas, porém o As If! (English Tracks) pode ser um recurso facilitador no ensino e aprendizado de listening.Item type:Item, Resistência e poesia negra: uma leitura de “poemas da recordação e outros movimentos”, de Conceição Evaristo(2025-02-10) LOPES, Ester Ferreira; MATOS, Bruno Servulo da Silva; http://lattes.cnpq.br/9395451744875054; https://orcid.org/0000-0003-4624-6009Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição de Conceição Evaristo para a literatura negro-brasileira, destacando sua representação da identidade afro-brasileira e as questões sociais, raciais e de gênero presentes em suas obras. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, que incluiu livros, artigos acadêmicos e entrevistas com a autora. As análises se concentraram na obra Poemas da recordação e outros movimentos (2017) de Conceição Evaristo, com foco no modo como seus textos, especialmente seus poemas, abordam a experiência da mulher negra no Brasil contemporâneo. Busca-se evidenciar como a autora utiliza a literatura como uma ferramenta de resistência e empoderamento, promovendo uma reflexão crítica sobre as desigualdades raciais e sociais. O estudo pretende contribuir para a valorização da literatura negro-brasileira e para a ampliação da visibilidade das vozes afrodescendentes na produção literária. Conceição Evaristo é uma figura central na literatura contemporânea, cujas obras desafiam estereótipos e promovem a diversidade cultural. Sua escrita não só enriquece a literatura brasileira, mas também se configura como um meio poderoso de luta e afirmação da identidade negra, oferecendo novas perspectivas sobre a realidade social do Brasil. Esta pesquisa parte de leituras possíveis, intepretações sob um ponto de vista em que o preconceito racial, as injustiças sofridas por corpos negros femininos serão a base de discussão, em consonância à construção poética de Conceição Evaristo. Buscou-se, ainda que minimamente, uma leitura sensível, que não se esgota, ao contrário, suscita novas análises.Item type:Item, Perfil do aluno da educação a distância: um estudo no Centro de Referência em Educação a Distância de Pedra Branca do Amapari - Amapá(2024-12-23) CARVALHO, Orian Vasconcelos; DEUS, Ezequiel da Glória de; http://lattes.cnpq.br/2442345323927624A educação a distância (EaD) desempenhou um papel importante na democratização do ensino, ampliando o acesso de diferentes grupos sociais à educação formal. Este projeto investigou o perfil e os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos subsequentes em Meio Ambiente e Administração, ofertados na modalidade EaD pelo Centro de Referência de Pedra Branca do Amapari, vinculado ao Campus Agrícola Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (IFAP). O objetivo geral foi identificar e analisar o perfil e as dificuldades enfrentadas pelos discentes, considerando a inclusão digital e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem como fatores centrais. A metodologia adotada foi qualitativa, com caráter descritivo e transversal. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados. Aplicados aos calouros dos cursos mencionados. Os resultados da pesquisa evidenciaram lacunas tecnológicas e pedagógicas, como a baixa familiaridade com ferramentas digitais, dificuldades de acesso à infraestrutura tecnológica e a necessidade de suporte pedagógico na plataforma AVA. Identificou-se que 39,5% dos estudantes apresentaram dificuldades em utilizar as plataformas digitais, apontando para a necessidade de intervenções educativas. Com base nesses achados, foi desenvolvida e aprovada uma proposta de ensino denominada de Programa de Mentoria Mentoreando. Essa iniciativa tem como objetivo capacitar os alunos para o uso eficaz de ferramentas digitais e do ambiente virtual de aprendizagem utilizada pela unidade de ensino. Os resultados mostraram melhorias significativas no engajamento dos discentes, aumento na autonomia no ambiente virtual de aprendizagem e maior motivação para a permanência e êxito. Este estudo reforça a importância de investimentos em letramento digital e suporte pedagógico como ferramentas essenciais para inclusão social e redução da evasão escolar na EaD. A aplicabilidade do programa Mentoreando demonstra que estratégias educativas personalizadas podem contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação em contextos remotos e desafiadores.