A resolução de problemas como metodologia para o ensino de equações diferenciais ordinárias: uma experiência com alunos do Instituto Federal do Amapá
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Este projeto trouxe como objetivo aplicar a metodologia da Resolução de Problemas como estratégia didática para o ensino de equações diferenciais ordinárias com alunos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física do Instituto Federal do Amapá. A Resolução de Problemas é uma abordagem fundamental para o desenvolvimento da habilidade de modelar e resolver problemas matemáticos, que potencializa assim o ensino e aprendizagem da matemática. Muitas vezes, em sala de aula, observa-se um excesso de regras e procedimentos padronizados, que não reforçam o estímulo da criatividade nem a autonomia dos alunos. Nesse contexto, este trabalho buscou contribuir para o ensino das equações diferenciais, explorando a aplicação da teoria da Resolução de Problemas, com enfoque nos quatro passos propostos por George Polya, um dos principais teóricos do tema. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, coletando informações dos diversos pesquisadores que abordam essa temática e, como aplicação, foi proposta a intervenção de um minicurso com os os alunos do Instituto Federal do Amapá (IFAP) por meio da aplicação da teoria da Resolução de Problemas em duas situações-problema: a queda livre e o Movimento Harmônico Simples, com a modelagem por equações diferenciais ordinárias de primeira e segunda ordens, respectivamente.
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FERREIRA, Dinael Amaral; SANTOS, Gadi Silva dos. A resolução de problemas como metodologia para o ensino de equações diferenciais ordinárias: uma experiência com alunos do Instituto Federal do Amapá. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
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