Práxis e educação profissional: estudo de caso das reformulações curriculares no Curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (2016–2020)
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A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), se põe como um desafio perante toda sociedade. Integrar educação superior e trabalho tem se permeado como um constante debate acerca de como pensar esta modalidade de educação. Nesta direção, o objetivo deste artigo foi analisar os projetos de curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Instituto Federal do Amapá – IFAP/Campus/Santana, quanto a sua estrutura de formação humana, filosófica e técnica profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa, documental, que se utilizou da análise de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), matrizes curriculares e ementários dos componentes curriculares dos quatro últimos projetos elaborados e reformulados, os quais foram avaliados pela análise de conteúdo. Os resultados denotam um currículo formativo direcionado à formação técnica instrumental em atendimento às demandas flexíveis do mercado local por recursos humanos, distanciando-se de uma práxis educacional ontológica e omnilateral.
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ANDRADE, Marcelo Carlos Bezerra de. Práxis e educação profissional: estudo de caso das reformulações curriculares no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (2016–2020). 2025. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Macapá, 2025.
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