Políticas públicas de assistência estudantil no instituto federal do Amapá, campus Santana: Análise dos fluxos informacionais e impactos no acesso e permanência estudantil
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Resumo
Esta pesquisa teve como premissa a análise dos fluxos informacionais e impactos no acesso e
permanência estudantil das políticas públicas de assistência no Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Amapá-IFAP, Campus Santana. Sendo um diferencial neste trabalho,
identificar como se caracterizam os elementos que compõem os fluxos de informação e seus
aspectos de influência, averiguando qual tipo de publicidade é utilizada para a divulgação dos
projetos, programas e serviços disponibilizados aos discentes da Instituição, quanto, verificar
como o IFAP disponibiliza aos discentes, informações específicas sobre a política de
assistência educacional, Busca-se descrever a política de assistência estudantil, através de
pesquisa documental, partindo da análise de dados, e procedimentos de investigação, em
específico, do modelo de referência, da percepção dos alunos, em relação a execução da
Política de Assistência Estudantil. Esta pesquisa adotou uma abordagem mista, combinando
elementos qualitativos e quantitativos possibilitando explorar aspectos objetivos e
mensuráveis, assim como, subjetivos e interpretativos. Utilizamos como instrumentos de
coleta de dados a pesquisa de opinião e análise documental, os sujeitos da pesquisa foram os
alunos dos cursos de educação básica e técnico subsequente regularmente matriculados do
ano de 2025, especificamente os maiores de idade. Os resultados da pesquisa demonstraram
que, embora o IFAP disponha de uma política relativamente ampla, contemplando auxílios
financeiros, apoio pedagógico, psicológico, cultural e esportivo, persistem dificuldades
relacionadas aos fluxos informacionais, muitos estudantes relataram não compreender com
clareza os editais, os prazos e os critérios de seleção, o que restringe a participação plena nos
programas. Como resposta a essa problemática, foi desenvolvido um produto educacional
com o objetivo de democratizar a comunicação institucional sobre a assistência estudantil. O
produto consiste em dois materiais complementares: um vídeo informativo, elaborado com
auxílio de ferramentas de inteligência artificial, e um folder impresso, contendo de uma forma
organizada e clara as informações essenciais sobre os auxílios, bolsas e serviços ofertados. O
vídeo, por seu caráter dinâmico e de fácil disseminação em ambientes digitais, possibilita
maior alcance e engajamento entre os estudantes. O folder, por sua vez, atende àqueles que
possuem acesso limitado a recursos tecnológicos, possibilitando que todos possam se
informar adequadamente.
Palavras-chave: direitos; assistência estudantil; política educacional; fluxo informacional.
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Nascimento, Kátia Solange Miranda. Políticas públicas de assistência estudantil no Instituto Federal do Amapá, campus Santana: análise dos fluxos informacionais e impactos no acesso e permanência estudantil.2025. 58f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá. Santana, AP.2025.
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