Políticas públicas de assistência estudantil no instituto federal do Amapá, campus Santana: Análise dos fluxos informacionais e impactos no acesso e permanência estudantil

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Esta pesquisa teve como premissa a análise dos fluxos informacionais e impactos no acesso e permanência estudantil das políticas públicas de assistência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá-IFAP, Campus Santana. Sendo um diferencial neste trabalho, identificar como se caracterizam os elementos que compõem os fluxos de informação e seus aspectos de influência, averiguando qual tipo de publicidade é utilizada para a divulgação dos projetos, programas e serviços disponibilizados aos discentes da Instituição, quanto, verificar como o IFAP disponibiliza aos discentes, informações específicas sobre a política de assistência educacional, Busca-se descrever a política de assistência estudantil, através de pesquisa documental, partindo da análise de dados, e procedimentos de investigação, em específico, do modelo de referência, da percepção dos alunos, em relação a execução da Política de Assistência Estudantil. Esta pesquisa adotou uma abordagem mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos possibilitando explorar aspectos objetivos e mensuráveis, assim como, subjetivos e interpretativos. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa de opinião e análise documental, os sujeitos da pesquisa foram os alunos dos cursos de educação básica e técnico subsequente regularmente matriculados do ano de 2025, especificamente os maiores de idade. Os resultados da pesquisa demonstraram que, embora o IFAP disponha de uma política relativamente ampla, contemplando auxílios financeiros, apoio pedagógico, psicológico, cultural e esportivo, persistem dificuldades relacionadas aos fluxos informacionais, muitos estudantes relataram não compreender com clareza os editais, os prazos e os critérios de seleção, o que restringe a participação plena nos programas. Como resposta a essa problemática, foi desenvolvido um produto educacional com o objetivo de democratizar a comunicação institucional sobre a assistência estudantil. O produto consiste em dois materiais complementares: um vídeo informativo, elaborado com auxílio de ferramentas de inteligência artificial, e um folder impresso, contendo de uma forma organizada e clara as informações essenciais sobre os auxílios, bolsas e serviços ofertados. O vídeo, por seu caráter dinâmico e de fácil disseminação em ambientes digitais, possibilita maior alcance e engajamento entre os estudantes. O folder, por sua vez, atende àqueles que possuem acesso limitado a recursos tecnológicos, possibilitando que todos possam se informar adequadamente. Palavras-chave: direitos; assistência estudantil; política educacional; fluxo informacional.

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Nascimento, Kátia Solange Miranda. Políticas públicas de assistência estudantil no Instituto Federal do Amapá, campus Santana: análise dos fluxos informacionais e impactos no acesso e permanência estudantil.2025. 58f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá. Santana, AP.2025.

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