Educação no campo no Amapá: potenciais e desafios da implementação de metodologias ativas com base na análise SWOT

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Este trabalho investiga a aplicação de metodologias ativas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com enfoque na educação no campo no estado do Amapá. Utilizando a análise SWOT como ferramenta estratégica, buscou-se identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças associadas ao uso de metodologias ativas, permitindo a seleção de práticas pedagógicas alinhadas às particularidades culturais e socioeconômicas das comunidades rurais. A pesquisa integra o contexto do ProfEPT, enfatizando a relevância de práticas que valorizem o protagonismo dos estudantes e o conhecimento local. A metodologia adotada envolveu uma revisão bibliográfica das principais abordagens pedagógicas para a educação no campo, a análise SWOT aplicada às metodologias selecionadas e a elaboração de um produto educacional, que visa orientar professores na aplicação de práticas pedagógicas inovadoras. Entre os principais resultados, destacam-se as metodologias de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Aprendizagem Cooperativa e Ensino Híbrido, que demonstraram ser promissoras para o contexto rural, especialmente quando adaptadas às condições locais e suportadas por programas institucionais. Conclui-se que a aplicação dessas metodologias, quando integrada a um planejamento pedagógico contextualizado, pode promover uma educação rural mais inclusiva e significativa. Este estudo contribui para a Educação Profissional e Tecnológica ao oferecer um produto educacional prático, destinado a auxiliar docentes na implementação de metodologias que respeitam e valorizam o contexto rural e o desenvolvimento sustentável.

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PIMENTEL, Émilin Côrte. Educação no campo no Amapá: potenciais e desafios da implementação de metodologias ativas com base na análise SWOT. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Santana, Santana, 2024.

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