Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/954
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prática docente no ensino da língua inglesa na eja: relatos de alunos e professores
Título(s) alternativo(s): Prática docente no ensino da língua inglesa na eja
Autor(es): VASCONCELOS, Andréina de Souza
MIRANDA, Jaciara Rodrigues de
Primeiro Orientador: ROCHA, Camila de Nazaré Colares da
Resumo: Este trabalho traz reflexões acerca da prática pedagógica desenvolvida pelo docente que atua com os alunos da Educação de Jovens e Adultos, especificamente no ensino de Língua Inglesa, analisado por um questionário conforme os relatos de alunos e professores. O locus de investigação se deu em duas turmas de Língua Inglesa em duas escolas públicas de Macapá, são elas a Escola Estadual Gabriel Almeida Café e a escola Centro de Ensino Supletivo Paulo Melo. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores, um de cada escola, e três turmas de ensino médio, uma de 1° etapa e duas da 2°. A pesquisa se pautou em um estudo de caso de caráter qualitativo, e, para coleta de dados foram realizados dois questionários, um para alunos e outro para professores. O objetivo foi verificar como o ensino de Língua Inglesa tem funcionado no público da EJA, além de analisar se as práticas docentes estão ajustadas de acordo com as demandas dos alunos. Além disso, buscou saber o nível de importância tanto de alunos como de professores sobre o Componente Curricular de Língua Inglesa. As construções teóricas foram discorridas em um estudo estruturado no campo científico sobre a temática desenvolvida na pesquisa. Os resultados mostraram os percalços tanto de alunos como de professores quanto a disciplina de Língua Inglesa.
Abstract: This work brings reflections on the pedagogical practice developed by the teacher who works with Youth and Adult Education students, specifically in the teaching of the English Language, analyzed by a questionnaire according to reports from students and teachers. The locus of investigation took place in two English language classes in two public schools in Macapá, namely the Escola Estadual Gabriel Almeida Café and the Centro de Ensino Supletivo Paulo Melo school. The research subjects were two teachers, one from each school, and three high school classes, one from the 1st stage and two from the 2nd. The research was based on a qualitative case study, and two questionnaires were carried out to collect data, one for students and the other for teachers. The objective was to verify how English language teaching works among the EJA public, in addition to analyzing whether teaching practices are adjusted according to the students' demands. Furthermore, it sought to find out the level of importance of both students and teachers regarding the English Language Curricular Component. The theoretical constructions were discussed in a structured study in the scientific field on the theme developed in the research. The results showed the setbacks of both students and teachers regarding the English Language subject.
Palavras-chave: Prática docente
Teaching practice
Lígua inglesa - English language
EJA
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Letras Português/Inglês
Citação: VASCONCELOS, Andréina de Souza; MIRANDA, Jaciara Rodrigues de. Prática docente no ensino da Língua Inglesa na EJA: relatos de alunos e professores. 2023. 83p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês. Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/954
Data do documento: 6-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VASCONCELOS; MIRANDA (2023) - Prática docente no ensino.pdf5,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons