Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/954
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | ROCHA, Camila de Nazaré Colares da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/1818596930988955 | pt_BR |
dc.creator | VASCONCELOS, Andréina de Souza | - |
dc.creator | MIRANDA, Jaciara Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T15:37:40Z | - |
dc.date.available | 2024-03-01 | - |
dc.date.available | 2024-03-12T15:37:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Andréina de Souza; MIRANDA, Jaciara Rodrigues de. Prática docente no ensino da Língua Inglesa na EJA: relatos de alunos e professores. 2023. 83p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês. Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/954 | - |
dc.description.abstract | This work brings reflections on the pedagogical practice developed by the teacher who works with Youth and Adult Education students, specifically in the teaching of the English Language, analyzed by a questionnaire according to reports from students and teachers. The locus of investigation took place in two English language classes in two public schools in Macapá, namely the Escola Estadual Gabriel Almeida Café and the Centro de Ensino Supletivo Paulo Melo school. The research subjects were two teachers, one from each school, and three high school classes, one from the 1st stage and two from the 2nd. The research was based on a qualitative case study, and two questionnaires were carried out to collect data, one for students and the other for teachers. The objective was to verify how English language teaching works among the EJA public, in addition to analyzing whether teaching practices are adjusted according to the students' demands. Furthermore, it sought to find out the level of importance of both students and teachers regarding the English Language Curricular Component. The theoretical constructions were discussed in a structured study in the scientific field on the theme developed in the research. The results showed the setbacks of both students and teachers regarding the English Language subject. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho traz reflexões acerca da prática pedagógica desenvolvida pelo docente que atua com os alunos da Educação de Jovens e Adultos, especificamente no ensino de Língua Inglesa, analisado por um questionário conforme os relatos de alunos e professores. O locus de investigação se deu em duas turmas de Língua Inglesa em duas escolas públicas de Macapá, são elas a Escola Estadual Gabriel Almeida Café e a escola Centro de Ensino Supletivo Paulo Melo. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores, um de cada escola, e três turmas de ensino médio, uma de 1° etapa e duas da 2°. A pesquisa se pautou em um estudo de caso de caráter qualitativo, e, para coleta de dados foram realizados dois questionários, um para alunos e outro para professores. O objetivo foi verificar como o ensino de Língua Inglesa tem funcionado no público da EJA, além de analisar se as práticas docentes estão ajustadas de acordo com as demandas dos alunos. Além disso, buscou saber o nível de importância tanto de alunos como de professores sobre o Componente Curricular de Língua Inglesa. As construções teóricas foram discorridas em um estudo estruturado no campo científico sobre a temática desenvolvida na pesquisa. Os resultados mostraram os percalços tanto de alunos como de professores quanto a disciplina de Língua Inglesa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jaciara Miranda (jaciara.anabella@gmail.com) on 2024-03-05T08:11:07Z No. of bitstreams: 1 Prática docente no Ensino de Língua Inglesa.pdf: 25431150 bytes, checksum: 987c2a8b08f6557341fe51720891e525 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Jaciara e Andréina Para que seu depósito seja aceito, vocês devem fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Vocês devem ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Nomes das autoras e orientadora completos; 2- palavras-chave redigir em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 3- citação, devem redigir a referência do próprio trabalho, e não copiar e colar todas referências usadas nele, segue ex: CARVALHO, Gabriel Dias de; SILVA, Gabriela Pereira da. Teclado Arduino como recurso didático no ensino de Braille. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2023. 4- nomear o arquivo PDF, e não a descrição, segue ex: SOBRENOME (2023) - Três primeiras palavras do título VASCONCELOS; MIRANDA (2023) - Prática docente no ensino Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, seguem essas correções: 1- Capa e folha de rosto, distribuir melhor o título nas folhas citadas, retirar o destaque do subtítulo; 2- fazer nova emissão em “Documentos úteis” no Repositório, neste mesmo menu, encontra-se Tutorial para emissão de ficha catalográfica; 3- folha de aprovação, dá espaço entre último membro da banca e data de apresentação, e recolher assinaturas; 4- agradecimentos, o texto deve ser alinhado na margem esquerda e justificado, e não se usa a palavra Agradecemos, pois o título já subentende; 5- epígrafe, não é em caixa alta, ver folha 42 do Guia; 6- Introdução na folha 12, pois não se conta capa; 7- citações, dá um espaço em branco antes e depois, para separar citação recuada do texto, ver folha 14 do guia; 8- seção 4 e 5 colocar no início de folha; 9- verificar espaçamento 1,5 entre títulos e textos; 10- dá espaçamento entre seção 5 e 5.1; 11- corrigir a formatação de tabela no corpo do trabalho, colocar no tamanho de fonte 10 ou 11, e ainda retirar o destaque, o correto é Tabela 1 – Título.…; 12- Considerações finais, colocar no início de folha e mudar o número indicativo para 6, como estar no sumário; 13- referências: - o alinhamento das referências é para a esquerda da página; - no lugar traço ______ , colocar autoria e destacar o título; - não se destaca subtítulo; - retirar sublinhado de referência de meio eletrônico; - revisem uma a uma, suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. - Coloquem o trabalho todo no padrão do Guia, após essas correções, façam um novo depósito. on 2024-03-05T15:46:01Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Jaciara Miranda (jaciara.anabella@gmail.com) on 2024-03-11T10:42:51Z No. of bitstreams: 1 VASCONCELOS; MIRANDA (2023) Prática docente no ensino.pdf: 6235590 bytes, checksum: 2109b47a97ab98da4dfc1766b4e8a9cf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Jaciara e Andréina Para a correção de Formatação de seu TCC: 1- Ficha catalográfica, fazer emissão em “Documentos úteis” no Repositório, neste mesmo menu, encontra-se Tutorial dando o passo a passo para emissão de ficha catalográfica; 2- folha de aprovação, recolher assinaturas; 3- formatação de tabela no corpo do trabalho, NÃO colocar em destaque, corrigir todas; 4- referências: - retirar destaque de subtítulo. 5- colocar margem superior dos Apêndices e Anexos em 3cm. - Coloquem o trabalho todo no padrão do Guia, após essas correções, façam um novo depósito. on 2024-03-12T10:34:41Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Jaciara Miranda (jaciara.anabella@gmail.com) on 2024-03-12T15:19:34Z No. of bitstreams: 1 VASCONCELOS; MIRANDA (2023) Prática docente no ensino.pdf: 5777618 bytes, checksum: 7693e30b13da1556c1c42b58697cf200 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-03-12T15:37:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VASCONCELOS; MIRANDA (2023) Prática docente no ensino.pdf: 5777618 bytes, checksum: 7693e30b13da1556c1c42b58697cf200 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-12T15:37:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VASCONCELOS; MIRANDA (2023) Prática docente no ensino.pdf: 5777618 bytes, checksum: 7693e30b13da1556c1c42b58697cf200 (MD5) Previous issue date: 2023-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português/Inglês | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Lígua inglesa - English language | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Prática docente no ensino da língua inglesa na eja: relatos de alunos e professores | pt_BR |
dc.title.alternative | Prática docente no ensino da língua inglesa na eja | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VASCONCELOS, MIRANDA (2023) - Prática docente no ensino.pdf | 5,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons