Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/917
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso de metodologias ativas no processo educativo de matemática: gamificação e aprendizagem baseada em problemas aplicadas à matemática financeira no ensino fundamental
Autor(es): PENHA, Kathellyn Patricia Queiroz
LIMA, Milena Silva de
Primeiro Orientador: MAGALHÃES, Rudá Tavares
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central investigar o impacto das metodologias ativas no ensino de matemática financeira, com destaque para a gamificação e a aprendizagem baseada em problemas. O estudo foi conduzido em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral. A matemática financeira foi escolhida como foco, devido a sua relevância na vida cotidiana e na formação cidadã. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa para explorar as experiências e interações dos participantes, buscando compreender não apenas o desempenho superficial, mas as complexidades perante experiências educacionais. A sequência didática proposta integra as metodologias ativas, visando construir a autonomia dos alunos, estas são apresentadas como instrumentos para auxiliar no processo educativo, promovendo a construção do conhecimento de forma independente, crítica e lúdica. A pesquisa destaca a importância do uso das metodologias ativas e suas aplicabilidades no contexto educacional. Dessa forma, os resultados obtidos neste trabalho mostram que estas abordagens melhoram o interesse e desempenho dos estudantes, uma vez que as metodologias, gamificação e aprendizagem baseada em problemas, estimulam o pensamento crítico, trabalho em grupo, aplicações práticas e compreensão do assunto, suscitando nos estudantes uma apreciação dessas aplicações.
Abstract: This research's central objective is to investigate the impact of active methodologies in teaching financial mathematics, with emphasis on gamification and problem-based learning. The study was conducted in a 9th year elementary school class, at Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral. Financial mathematics was chosen as the focus, due to its relevance in everyday life and citizenship formation. The research adopts a qualitative approach to explore the experiences and interactions of participants, seeking to understand not just superficial performance, but the complexities facing educational experiences. The proposed didactic sequence integrates active methodologies, aiming to build students' autonomy, these are presented as instruments to assist in the educational process, promoting the construction of knowledge in an independent, critical and playful way. The research highlights the importance of using active methodologies and their applicability in the educational context. Thus, the results obtained in this work show that these approaches improve students' interest and performance, since methodologies, gamification and problem-based learning, stimulate critical thinking, group work, practical applications and understanding of the subject, encouraging students an appreciation of these applications.
Palavras-chave: metodologias ativas
active methodologies
gamificação
gamification
matemática financeira
financial math
aprendizagem matemática
mathematical Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Matemática
Citação: PENHA, Kathellyn Patricia Queiroz; LIMA, Milena Silva de. O uso de metodologias ativas no processo educativo de matemática: gamificação e aprendizagem baseada em problemas aplicadas à matemática financeira no ensino fundamental. 2024. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/917
Data do documento: 21-Fev-2024
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PENHA (2024); LIMA (2024) - O uso de metodologias ativas.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons