Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MAGALHÃES, Rudá Tavares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942689646720646pt_BR
dc.creatorPENHA, Kathellyn Patricia Queiroz-
dc.creatorLIMA, Milena Silva de-
dc.date.accessioned2024-03-01T10:25:48Z-
dc.date.available2024-02-29-
dc.date.available2024-03-01T10:25:48Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.citationPENHA, Kathellyn Patricia Queiroz; LIMA, Milena Silva de. O uso de metodologias ativas no processo educativo de matemática: gamificação e aprendizagem baseada em problemas aplicadas à matemática financeira no ensino fundamental. 2024. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/917-
dc.description.abstractThis research's central objective is to investigate the impact of active methodologies in teaching financial mathematics, with emphasis on gamification and problem-based learning. The study was conducted in a 9th year elementary school class, at Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral. Financial mathematics was chosen as the focus, due to its relevance in everyday life and citizenship formation. The research adopts a qualitative approach to explore the experiences and interactions of participants, seeking to understand not just superficial performance, but the complexities facing educational experiences. The proposed didactic sequence integrates active methodologies, aiming to build students' autonomy, these are presented as instruments to assist in the educational process, promoting the construction of knowledge in an independent, critical and playful way. The research highlights the importance of using active methodologies and their applicability in the educational context. Thus, the results obtained in this work show that these approaches improve students' interest and performance, since methodologies, gamification and problem-based learning, stimulate critical thinking, group work, practical applications and understanding of the subject, encouraging students an appreciation of these applications.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo central investigar o impacto das metodologias ativas no ensino de matemática financeira, com destaque para a gamificação e a aprendizagem baseada em problemas. O estudo foi conduzido em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral. A matemática financeira foi escolhida como foco, devido a sua relevância na vida cotidiana e na formação cidadã. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa para explorar as experiências e interações dos participantes, buscando compreender não apenas o desempenho superficial, mas as complexidades perante experiências educacionais. A sequência didática proposta integra as metodologias ativas, visando construir a autonomia dos alunos, estas são apresentadas como instrumentos para auxiliar no processo educativo, promovendo a construção do conhecimento de forma independente, crítica e lúdica. A pesquisa destaca a importância do uso das metodologias ativas e suas aplicabilidades no contexto educacional. Dessa forma, os resultados obtidos neste trabalho mostram que estas abordagens melhoram o interesse e desempenho dos estudantes, uma vez que as metodologias, gamificação e aprendizagem baseada em problemas, estimulam o pensamento crítico, trabalho em grupo, aplicações práticas e compreensão do assunto, suscitando nos estudantes uma apreciação dessas aplicações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by MILENA LIMA (silva.milena.com17@gmail.com) on 2024-02-29T22:02:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PENHA (2024); LIMA (2024) - O uso de metodologias ativas.pdf: 3195523 bytes, checksum: f6887317ff9109a18ccfd00037047f4b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-03-01T10:25:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PENHA (2024); LIMA (2024) - O uso de metodologias ativas.pdf: 3195523 bytes, checksum: f6887317ff9109a18ccfd00037047f4b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-01T10:25:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PENHA (2024); LIMA (2024) - O uso de metodologias ativas.pdf: 3195523 bytes, checksum: f6887317ff9109a18ccfd00037047f4b (MD5) Previous issue date: 2024-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
dc.subjectactive methodologiespt_BR
dc.subjectgamificaçãopt_BR
dc.subjectgamificationpt_BR
dc.subjectmatemática financeirapt_BR
dc.subjectfinancial mathpt_BR
dc.subjectaprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectmathematical Learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO uso de metodologias ativas no processo educativo de matemática: gamificação e aprendizagem baseada em problemas aplicadas à matemática financeira no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PENHA (2024); LIMA (2024) - O uso de metodologias ativas.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons