Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/915
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso de metodologias ativas como ferramentas para o estudo das funções seno e cosseno |
Autor(es): | NASCIMENTO, Fernanda Castilo |
Primeiro Orientador: | FERREIRA, André Luiz dos Santos |
Resumo: | Este trabalho visa propor abordagens que facilitem a compreensão das funções trigonométricas pelos alunos, tornando seu conhecimento aplicável ao cotidiano. O ensino de trigonometria costuma ser desafiador tanto para alunos quanto para professores, muitas vezes se baseando na memorização de informações sem uma clara utilidade prática. A proposta busca superar essa abordagem, evitando a memorização forçada e destacando a aplicação prática das funções trigonométricas. Para atingir esse objetivo, são utilizadas metodologias ativas, como a sequência Fedathi, e softwares GeoGebra e Scratch para aprimorar a compreensão visual das funções. O foco é a melhoria do ensino de matemática, buscando despertar o interesse e a autonomia dos alunos, alinhando-se às diretrizes educacionais amapaenses e nacionais. O trabalho abrange as definições de funções trigonométricas, triângulo retângulo e círculo trigonométrico, destacando como a partir destes conceitos é possível construir as funções seno e cosseno. Além disso, foram aplicados questionários com perguntas abertas e proposta uma sequência didática utilizando metodologias ativas. Durante esse processo, torna-se evidente a necessidade de mudanças no método de ensino predominante nas escolas, o método convencional, por aulas dinâmicas e interativas, onde os estudantes desenvolvem o pensamento lógico-dedutivo sem depender excessivamente de fórmulas memorizadas. A abordagem proposta busca ressignificar o conteúdo para os alunos, tornando o ensino de trigonometria mais interessante. Apesar de existir uma vasta literatura sobre o assunto, nos referenciais usados no projeto, verificamos a falta detalhamento de descrições e interpretações práticas para o ensino contextualizado. O trabalho foi desenvolvido em etapas, incluindo a criação de situações de aprendizagem e o uso de recursos didáticos e tecnológicos. |
Abstract: | This work aims to propose approaches that facilitate the understanding of trigonometric functions by students, making their knowledge applicable to everyday life. Teaching trigonometry is often challenging for both students and teachers, often based on memorizing information without clear practical utility. The proposal seeks to overcome this approach, avoiding forced memorization and highlighting the practical application of trigonometric functions. To achieve this goal, active methodologies such as the Fedathi sequence and GeoGebra and Scratch software are used to improve visual understanding of functions. The focus is on improving the teaching of mathematics, seeking to arouse the interest and autonomy of students, aligning with the educational guidelines of Amapá and Brazil. The work covers the definitions of trigonometric functions, right triangle and trigonometric circle, highlighting how from these concepts it is possible to construct the sine and cosine functions. In addition, questionnaires were applied with open questions and proposed a didactic sequence using active methodologies. During this process, it becomes evident the need for changes in the predominant teaching method in schools, the conventional method, by dynamic and interactive classes, where students develop logical-deductive thinking without relying excessively on memorized formulas. The proposed approach seeks to reframe the content for students, making the teaching of trigonometry more interesting. Although there is a vast literature on the subject, in the references used in the project, we verified the lack of detailed descriptions and practical interpretations for contextualized teaching. The work was developed in stages, including the creation of learning situations and the use of didactic and technological resources. |
Palavras-chave: | Funções trigonométricas Metodologias ativas Matemática - estudo e ensino Geogebra - software Sequência Fedathi - metodologia ativa Active methodologies Active methodologies Maths - study and teaching Fedathi sequence - active methodology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Matemática |
Citação: | NASCIMENTO, Fernanda Castilo. O uso de metodologias ativas como ferramentas para o estudo das funções seno e cosseno. 2024. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/915 |
Data do documento: | 21-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NASCIMENTO (2024) - O uso de metodologias ativas.pdf | 4,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons