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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1FERREIRA, André Luiz dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1774822941963870pt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Fernanda Castilo-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0903323231267867pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-24T08:38:46Z-
dc.date.available2024-02-24-
dc.date.available2024-02-24T08:38:46Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Fernanda Castilo. O uso de metodologias ativas como ferramentas para o estudo das funções seno e cosseno. 2024. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/915-
dc.description.abstractThis work aims to propose approaches that facilitate the understanding of trigonometric functions by students, making their knowledge applicable to everyday life. Teaching trigonometry is often challenging for both students and teachers, often based on memorizing information without clear practical utility. The proposal seeks to overcome this approach, avoiding forced memorization and highlighting the practical application of trigonometric functions. To achieve this goal, active methodologies such as the Fedathi sequence and GeoGebra and Scratch software are used to improve visual understanding of functions. The focus is on improving the teaching of mathematics, seeking to arouse the interest and autonomy of students, aligning with the educational guidelines of Amapá and Brazil. The work covers the definitions of trigonometric functions, right triangle and trigonometric circle, highlighting how from these concepts it is possible to construct the sine and cosine functions. In addition, questionnaires were applied with open questions and proposed a didactic sequence using active methodologies. During this process, it becomes evident the need for changes in the predominant teaching method in schools, the conventional method, by dynamic and interactive classes, where students develop logical-deductive thinking without relying excessively on memorized formulas. The proposed approach seeks to reframe the content for students, making the teaching of trigonometry more interesting. Although there is a vast literature on the subject, in the references used in the project, we verified the lack of detailed descriptions and practical interpretations for contextualized teaching. The work was developed in stages, including the creation of learning situations and the use of didactic and technological resources.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa propor abordagens que facilitem a compreensão das funções trigonométricas pelos alunos, tornando seu conhecimento aplicável ao cotidiano. O ensino de trigonometria costuma ser desafiador tanto para alunos quanto para professores, muitas vezes se baseando na memorização de informações sem uma clara utilidade prática. A proposta busca superar essa abordagem, evitando a memorização forçada e destacando a aplicação prática das funções trigonométricas. Para atingir esse objetivo, são utilizadas metodologias ativas, como a sequência Fedathi, e softwares GeoGebra e Scratch para aprimorar a compreensão visual das funções. O foco é a melhoria do ensino de matemática, buscando despertar o interesse e a autonomia dos alunos, alinhando-se às diretrizes educacionais amapaenses e nacionais. O trabalho abrange as definições de funções trigonométricas, triângulo retângulo e círculo trigonométrico, destacando como a partir destes conceitos é possível construir as funções seno e cosseno. Além disso, foram aplicados questionários com perguntas abertas e proposta uma sequência didática utilizando metodologias ativas. Durante esse processo, torna-se evidente a necessidade de mudanças no método de ensino predominante nas escolas, o método convencional, por aulas dinâmicas e interativas, onde os estudantes desenvolvem o pensamento lógico-dedutivo sem depender excessivamente de fórmulas memorizadas. A abordagem proposta busca ressignificar o conteúdo para os alunos, tornando o ensino de trigonometria mais interessante. Apesar de existir uma vasta literatura sobre o assunto, nos referenciais usados no projeto, verificamos a falta detalhamento de descrições e interpretações práticas para o ensino contextualizado. O trabalho foi desenvolvido em etapas, incluindo a criação de situações de aprendizagem e o uso de recursos didáticos e tecnológicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by FERNANDA NASCIMENTO (fernandacastilo33@gmail.com) on 2024-02-23T22:08:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) NASCIMENTO (2024) - O uso de metodologias ativas.pdf: 4178122 bytes, checksum: 69d02e992cfa904e2f40d33e50baf3de (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-24T08:38:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) NASCIMENTO (2024) - O uso de metodologias ativas.pdf: 4178122 bytes, checksum: 69d02e992cfa904e2f40d33e50baf3de (MD5) Previous issue date: 2024-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFunções trigonométricaspt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeogebra - softwarept_BR
dc.subjectSequência Fedathi - metodologia ativapt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectMaths - study and teachingpt_BR
dc.subjectFedathi sequence - active methodologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO uso de metodologias ativas como ferramentas para o estudo das funções seno e cossenopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
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