Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/895
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | n'Evermore: um estudo sobre metodologia imersiva e sua contribuição para formação de leitores |
Título(s) alternativo(s): | n'Evermore: a study on immersive methodology and its contribution to reader formation |
Autor(es): | NUNES, Stephane Mayara Melo |
Primeiro Orientador: | PEREIRA, Aldina Tatiana Silva |
Resumo: | Este trabalho é resultado da pesquisa realizada acerca da experiência dos discentes do curso Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês e Respectivas Literaturas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP, Campus Macapá, quanto à participação no evento n’Evermore, que ocorre durante a Semana Acadêmica de Licenciatura em Letras do Instituto Federal do Amapá – SALLIFAP, que ocorre anualmente e conta com duas edições. Assim, esta pesquisa tem como objetivos verificar se o envolvimento com a elaboração e organização do evento imersivo em literatura contribuiu para a formação de leitores, identificar quando os acadêmicos são expostos ao ensino de leitura e literatura anglófona e verificar a percepção dos alunos sobre a importância da literatura para o ensino de língua inglesa. Esta verificação se deu através da análise do Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Letras do IFAP, de acordo com a Análise de Conteúdo segundo Bardin (2016), e de um questionário aplicado com os acadêmicos do curso envolvidos com a organização do n'Evermore, utilizando o método descritivo segundo Triviños (2008). Como referencial teórico, foi considerado o trabalho de José Morán (2015, 2017, 2018) e Lilian Bacich (2017) que abordam as metodologias ativas, assim como Wilson Leffa (2016), Morgana Bozza e Benedito Calixto (2020), e Rosana A. Santos (2017), que versam sobre a prática docente em língua Inglesa e do ensino da literatura associado ao ensino de línguas, no contexto da educação brasileira e da Base Nacional Comum Curricular |
Abstract: | This work is the result of the research carried out on the experience of students of the Full Degree course in Portuguese-English Literature and Respective Literatures, from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá – IFAP, Campus Macapá, regarding their participation in the event n'Evermore, which takes place during the Degree in Literature Academic Week – SALLIFAP, which takes place annually and has two editions. Thus, this research aims to verify whether the involvement with the preparation and organization of the immersive literature event contributed to the formation of readers, identify when academics are exposed to the teaching of reading and Anglophone literature and verify students' perception of the importance of literature to English language teaching. This verification took place through the analysis of the Pedagogical Project of the IFAP Degree in Literature Course, according to the Content Analysis according to Bardin (2016), and a questionnaire applied to the course's academics involved with the organization of n'Evermore, using the descriptive method according to Triviños (2008). As a theoretical reference, the work of José Morán (2015, 2017, 2018) and Lilian Bacich (2017) who address active methodologies was considered, as well as Wilson Leffa (2016), Morgana Bozza and Benedito Calixto (2020), and Rosana A. Santos (2017), which deals with teaching practice in English and the teaching of literature associated with language teaching, in the context of Brazilian education and the National Common Curricular Base |
Palavras-chave: | língua inglesa literatura gótica metodologia ativa english language anglophone literature gothic literature active methodologies |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Citação: | NUNES, Stephane Mayara Melo. n'Evermore: um estudo sobre metodologia imersiva e sua contribuição para formação de leitores. 2023. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) — Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/895 |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NUNES (2023) - n'Evermore: um estudo sobre metodologia.pdf | NUNES (2023) - n'Evermore: um estudo | 4,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons