Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Aldina Tatiana Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7854103867873533pt_BR
dc.creatorNUNES, Stephane Mayara Melo-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7785826576280454pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-07T11:17:21Z-
dc.date.available2024-02-07-
dc.date.available2024-02-07T11:17:21Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationNUNES, Stephane Mayara Melo. n'Evermore: um estudo sobre metodologia imersiva e sua contribuição para formação de leitores. 2023. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) — Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/895-
dc.description.abstractThis work is the result of the research carried out on the experience of students of the Full Degree course in Portuguese-English Literature and Respective Literatures, from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá – IFAP, Campus Macapá, regarding their participation in the event n'Evermore, which takes place during the Degree in Literature Academic Week – SALLIFAP, which takes place annually and has two editions. Thus, this research aims to verify whether the involvement with the preparation and organization of the immersive literature event contributed to the formation of readers, identify when academics are exposed to the teaching of reading and Anglophone literature and verify students' perception of the importance of literature to English language teaching. This verification took place through the analysis of the Pedagogical Project of the IFAP Degree in Literature Course, according to the Content Analysis according to Bardin (2016), and a questionnaire applied to the course's academics involved with the organization of n'Evermore, using the descriptive method according to Triviños (2008). As a theoretical reference, the work of José Morán (2015, 2017, 2018) and Lilian Bacich (2017) who address active methodologies was considered, as well as Wilson Leffa (2016), Morgana Bozza and Benedito Calixto (2020), and Rosana A. Santos (2017), which deals with teaching practice in English and the teaching of literature associated with language teaching, in the context of Brazilian education and the National Common Curricular Basept_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado da pesquisa realizada acerca da experiência dos discentes do curso Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês e Respectivas Literaturas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP, Campus Macapá, quanto à participação no evento n’Evermore, que ocorre durante a Semana Acadêmica de Licenciatura em Letras do Instituto Federal do Amapá – SALLIFAP, que ocorre anualmente e conta com duas edições. Assim, esta pesquisa tem como objetivos verificar se o envolvimento com a elaboração e organização do evento imersivo em literatura contribuiu para a formação de leitores, identificar quando os acadêmicos são expostos ao ensino de leitura e literatura anglófona e verificar a percepção dos alunos sobre a importância da literatura para o ensino de língua inglesa. Esta verificação se deu através da análise do Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Letras do IFAP, de acordo com a Análise de Conteúdo segundo Bardin (2016), e de um questionário aplicado com os acadêmicos do curso envolvidos com a organização do n'Evermore, utilizando o método descritivo segundo Triviños (2008). Como referencial teórico, foi considerado o trabalho de José Morán (2015, 2017, 2018) e Lilian Bacich (2017) que abordam as metodologias ativas, assim como Wilson Leffa (2016), Morgana Bozza e Benedito Calixto (2020), e Rosana A. Santos (2017), que versam sobre a prática docente em língua Inglesa e do ensino da literatura associado ao ensino de línguas, no contexto da educação brasileira e da Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Stephane Nunes (stephane.nunes@outlook.com) on 2024-01-19T16:19:44Z No. of bitstreams: 1 NUNES (2023) - n'Evermore.pdf: 3400669 bytes, checksum: 776fa70f65dcc8ffd4a53c8c3d3fe137 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Stephane Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Sobrenomes da autora e orientadora em caixa alta; 2- CNPq, colocar apenas uma vez; 3- citação, corrigir no me da instituição e faltou o curso, segue ex: CARVALHO, Gabriel Dias de. Teclado arduino como recurso didático no ensino de braille. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2023. 4- nome do arquivo em PDF, faça correção, segue ex: SOBRENOME (2023) - Três primeiras palavras do título NUNES (2023) - n'Evermore: um estudo Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Capa, o nome do curso vai até Inglês; 2- folha de aprovação, retirar abreviatura de professor, deixar somente a titulação dos membros da mesa, e ainda, corrigir a abreviatura de mestra, fica: Ma. 3- Agradecimento, o texto deve ser alinhado na margem esquerda e justificado; 4- epígrafe, não precisa colocar o título da obra, somente o autor, sobre nome em caixa alta, ver folha 42 do guia; 5- alinhar seção 4, folha 23 do trabalho, a esquerda; 6- tamanho de fonte do título/fonte das figuras dentro do trabalho, é 10 ou 11; 7- referências, espaçamento entre título e referências, 1,5; 8- referências, subtítulo Não se destaca; referência com a preposição In, o que fica em destaque é o título que vem após ela; referência de periódico, o que se destaca é o título do periódico. Corrija todas suas referências usando os modelos que estão no Guia, a partir da folha 18. Coloque o trabalho todo no padrão do Guia e utilize o Template de TCC para configurar seu trabalho, após essas correções, faça um novo depósito. on 2024-01-22T10:40:59Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Stephane Nunes (stephane.nunes@outlook.com) on 2024-01-30T12:44:06Z No. of bitstreams: 1 NUNES (2023) - n'Evermore um estudo.pdf: 13939644 bytes, checksum: 596e3785ea8e04ff347d2973461a73b8 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Stephane Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Margens, verifique todas as folhas, desde as pré-textuais, está em 4cm, devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita, ver folha 6 do guia; 2- paginação, fica a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha, ver folha 7/8 do guia; 3- retirar ponto logo após seção 2, folha 15 do trabalho; 4- tamanho da fonte do título/fonte das figuras dentro do trabalho, é 10 ou 11, ver folha 11 do guia; 5- UTILIZE o Template de TCC, para configurar o trabalho; 6- referências, subtítulo Não se destaca; revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Coloque o trabalho todo no padrão do Guia e utilize Template de TCC disponível em “Documentos úteis”para configurar seu trabalho, após essas correções, façam um novo depósito. on 2024-01-30T19:16:19Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Stephane Nunes (stephane.nunes@outlook.com) on 2024-01-31T00:26:13Z No. of bitstreams: 1 NUNES (2023) - n'Evermore um estudo.pdf: 13988769 bytes, checksum: 6f30da4ab035ba165d7fdae93289102a (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Stephane Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Margens, as folhas 41, 46, e 52, estão com 4cm, devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior; 2- referências: - ainda tem subtítulo destacado, e Não se destaca; - não se usa a palavra editora na imprenta; - na imprenta, quando não se tem o local da publicação, usa-se está forma: [S. l.], e quando não se tem o nome da editora, usa-se está forma no lugar da editora [s.n.] Revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Coloque o trabalho todo no padrão do Guia e utilize Template de TCC disponível em “Documentos úteis”para configurar seu trabalho, após essas correções, façam um novo depósito. on 2024-02-01T17:27:57Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Stephane Nunes (stephane.nunes@outlook.com) on 2024-02-02T23:37:21Z No. of bitstreams: 1 NUNES (2023) - n'Evermore um estudo.pdf: 4303070 bytes, checksum: 6dcaf90d2bdc07af5e653adb224adb97 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Stephane Falta as seguintes correções de formatação em seu artigo: 1- referências: - ainda tem subtítulo destacado, e Não se destaca; - em referências de periódico, o que fica em destaque é o título do periódico; - nesta referência aparecem dois títulos, corrija também a paginação, que vem após o ano, segue: MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, p. 02-25, 2018. Revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Após isso faça um novo depósito on 2024-02-05T18:56:39Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Stephane Nunes (stephane.nunes@outlook.com) on 2024-02-06T12:39:07Z No. of bitstreams: 1 NUNES (2023).pdf: 4529867 bytes, checksum: 415a670bd82889cceaca53e76e36f982 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Stephane Falta as seguintes correções de formatação em seu artigo: 1- referências: - Não se destaca subtítulo, ainda aparece subtítulo destacado; - ainda tem título de periódico para ser destacado, em referências de periódico, o que fica em destaque é o título do periódico; Revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Após isso faça um novo depósito on 2024-02-06T17:56:56Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Stephane Nunes (stephane.nunes@outlook.com) on 2024-02-06T22:55:33Z No. of bitstreams: 1 NUNES (2023) - n'Evermore.pdf: 4536904 bytes, checksum: b14304e79deed61f8c770c303c267ff0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-02-07T11:17:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NUNES (2023) - n'Evermore.pdf: 4536904 bytes, checksum: b14304e79deed61f8c770c303c267ff0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-07T11:17:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NUNES (2023) - n'Evermore.pdf: 4536904 bytes, checksum: b14304e79deed61f8c770c303c267ff0 (MD5) Previous issue date: 2023-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectlíngua inglesapt_BR
dc.subjectliteratura góticapt_BR
dc.subjectmetodologia ativapt_BR
dc.subjectenglish languagept_BR
dc.subjectanglophone literaturept_BR
dc.subjectgothic literaturept_BR
dc.subjectactive methodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titlen'Evermore: um estudo sobre metodologia imersiva e sua contribuição para formação de leitorespt_BR
dc.title.alternativen'Evermore: a study on immersive methodology and its contribution to reader formationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES (2023) - n'Evermore: um estudo sobre metodologia.pdfNUNES (2023) - n'Evermore: um estudo4,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons