Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/798
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Modelagem matemática como metodologia alternativa para o ensino de função quadrática
Autor(es): SILVA, Emanoelle Lopes da
MONTEIRO, Emerson dos Santos
Primeiro Orientador: FREIRE, Francielck Domingos
Resumo: O presente trabalho abordou a aplicação da Modelagem Matemática como uma metodologia alternativa no ensino da função quadrática no ensino médio, por meio de situações reais. Inicialmente, são apresentados conceitos e ideias sobre a modelagem matemática e suas etapas. Em seguida, essa metodologia foi adaptada, seguindo o mesmo referencial, para o ensino da função quadrática em uma turma de 1° ano do Ensino Médio do curso Técnico em Redes de Computadores do Instituto Federal do Amapá. Nessa abordagem, foi realizado um diagnóstico do nível de aprendizado dos alunos e, com base nisso, promovido revisões técnicas sobre o conteúdo da função quadrática. Posteriormente, deu-se a aplicação de uma atividade de modelagem matemática com exemplos do cotidiano relacionados à função quadrática, seguindo as etapas da modelagem matemática. Com essa aplicação, percebeu-se uma aprendizagem por parte dos alunos, mais significativa, reflexiva, crítica, motivadora e relevante em relação ao conteúdo. Essa constatação é corroborada pela análise de um questionário respondido pelos próprios alunos, acerca da metodologia aplicada, e pelas observações feitas nas considerações finais.
Abstract: The present work addressed the application of Mathematical Modeling as an alternative methodology in teaching the quadratic function in high school, through real situations. Initially, concepts and ideas about mathematical modeling and its stages are presented. Then, this methodology was adapted, following the same reference, for teaching the quadratic function in a 1st year high school class of the Technical Course in Computer Networks at the Federal Institute of Amapá. In this approach, a diagnosis of the students' learning level was carried out and, based on this, technical revisions were promoted on the content of the quadratic function. Subsequently, a mathematical modeling activity was applied with everyday examples related to the quadratic function, following the steps of mathematical modeling. With this application, it was noticed that the students learned more meaningfully, reflectively, critically, motivating and relevant in relation to the content. This finding is corroborated by the analysis of a questionnaire answered by the students themselves, about the applied methodology, and by the observations made in the final considerations.
Palavras-chave: ensino
teaching
função quadrática
quadratic function
modelagem matemática
mathematical modeling
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Matemática
Citação: SILVA, Emanoelle Lopes da Silva; MONTEIRO, Emerson dos Santos. Modelagem matemática como metodologia alternativa para o ensino de função quadrática. 2023.54f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/798
Data do documento: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA; MONTEIRO (2023) - Modelagem matemática como metodologia..pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons