Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/798
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | FREIRE, Francielck Domingos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9365684825311328 | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Emanoelle Lopes da | - |
dc.creator | MONTEIRO, Emerson dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-06T10:17:50Z | - |
dc.date.available | 2023-09-06T10:17:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Emanoelle Lopes da Silva; MONTEIRO, Emerson dos Santos. Modelagem matemática como metodologia alternativa para o ensino de função quadrática. 2023.54f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/798 | - |
dc.description.abstract | The present work addressed the application of Mathematical Modeling as an alternative methodology in teaching the quadratic function in high school, through real situations. Initially, concepts and ideas about mathematical modeling and its stages are presented. Then, this methodology was adapted, following the same reference, for teaching the quadratic function in a 1st year high school class of the Technical Course in Computer Networks at the Federal Institute of Amapá. In this approach, a diagnosis of the students' learning level was carried out and, based on this, technical revisions were promoted on the content of the quadratic function. Subsequently, a mathematical modeling activity was applied with everyday examples related to the quadratic function, following the steps of mathematical modeling. With this application, it was noticed that the students learned more meaningfully, reflectively, critically, motivating and relevant in relation to the content. This finding is corroborated by the analysis of a questionnaire answered by the students themselves, about the applied methodology, and by the observations made in the final considerations. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho abordou a aplicação da Modelagem Matemática como uma metodologia alternativa no ensino da função quadrática no ensino médio, por meio de situações reais. Inicialmente, são apresentados conceitos e ideias sobre a modelagem matemática e suas etapas. Em seguida, essa metodologia foi adaptada, seguindo o mesmo referencial, para o ensino da função quadrática em uma turma de 1° ano do Ensino Médio do curso Técnico em Redes de Computadores do Instituto Federal do Amapá. Nessa abordagem, foi realizado um diagnóstico do nível de aprendizado dos alunos e, com base nisso, promovido revisões técnicas sobre o conteúdo da função quadrática. Posteriormente, deu-se a aplicação de uma atividade de modelagem matemática com exemplos do cotidiano relacionados à função quadrática, seguindo as etapas da modelagem matemática. Com essa aplicação, percebeu-se uma aprendizagem por parte dos alunos, mais significativa, reflexiva, crítica, motivadora e relevante em relação ao conteúdo. Essa constatação é corroborada pela análise de um questionário respondido pelos próprios alunos, acerca da metodologia aplicada, e pelas observações feitas nas considerações finais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Emanoelle Lopes da Silva (emanoellysilva.2808@gmail.com) on 2023-08-22T18:03:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SILVA (2023); MONTEIRO (2023)-Modelagem como metodologia.pdf: 6990497 bytes, checksum: b2fafbfcfbf051dd5d886b8ceb5f0f54 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Emanoelle e Emerson Solicito correção na descrição de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações. 1- Palavras-chave, colocar em inglês também, no mínimo três; 2- Renomear corretamente o nome do seu arquivo PDF, segue ex: SILVA; MONTEIRO (2023) - Modelagem matemática como metodologia Quanto aos ajustes de formatação em seu TCC: você deve ler o Guia de formatação e o Template em “Documentos úteis”, disponível na página do Repositório, e seguir as orientações: 1- Dedicatória, posicionamento no final da folha com recuo de 8cm da margem esquerda; 2- Epígrafe, o texto é posicionado na parte inferior da página, a 4 cm da margem esquerda para a direita, respeitando o limite de 2 cm da margem direita; 3- Espaçamento, os títulos das seções são separadas do texto por um espaço de 1,5 entrelinhas, ver todo o trabalho, começando dos Agradecimentos, ver folha 8 do guia; 4- Sumário, retirar o ponto do lado do indicativo numérico das seções primárias, de dentro do trabalho também; 5- Espaçamento, verificar entre a fonte das figuras e o texto, aonde aparecer figuras; 6- Paginação, verificar, a numeração fica no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha, ver folha 7/8 do guia; 7- Referências, façam revisão em todas referências, utilizando os exemplos do guia, a partir da folha 18, essa abaixo o que fica em destaque é Anais, BARBOSA, J. C. Modelagem na sala de aula. In: VIII encontro nacional de educação matemática, 2004, Recife. Anais do VIII Enem, Recife: Sbem-PE, 2004. 1 CD-ROM. Após essas correções, façam um novo depósito. on 2023-08-22T18:40:04Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Emanoelle Lopes da Silva (emanoellysilva.2808@gmail.com) on 2023-08-23T19:30:11Z No. of bitstreams: 1 SILVA; MONTEIRO (2023) - Modelagem matemática como metodologia..docx: 12795904 bytes, checksum: a0279a9981e3e1bc55d55e915a6efd5a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Emanoelle e Emerson Quanto aos ajustes de formatação em seu TCC: você deve ler o Guia de formatação e o Template em “Documentos úteis”, disponível na página do Repositório, e seguir as orientações: 1- Espaçamento, ainda continuam maior que o indicado no guia, 1 enter (1,5), ver entre texto do resumo e palavras-chave, o mesmo para Abstract, também entre final de seção e inicio de outra, também entre texto e título de figura, verificar em todo trabalho, ver folha 8 do guia; 2- Paginação, configurar melhor, a numeração fica no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha, ver folha 7/8 do guia; 3- Lista de Tabelas, tem que ficar em folha separada da Lista de figuras; 4- Margem, verificar a partir da Introdução, devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita, ver folha 6 do guia; 5- Verifiquem que em Resultados e analise dos resultados, a numeração pula de 8 para 10; 6- Na subseção 5.1, o título ficou em baixo; 7- Folha 47, ficou em branco, retirar; 8- Referências, retirar a palavra edição, fica somente ed.; referência de revista, o que fica em destaque é o título da revista; verificar que subtítulo não fica em destaque; façam revisão em todas referências, utilizando os exemplos do guia, a partir da folha 18; 9- Apêndices, colocar o título ao lado do Apêndice A e Apêndice B, dentro do trabalho, ver folha 52 do guia; 10- Enviar o trabalho em PDF. Após essas correções, façam um novo depósito. on 2023-08-24T16:14:46Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Emanoelle Lopes da Silva (emanoellysilva.2808@gmail.com) on 2023-08-24T23:48:57Z No. of bitstreams: 1 SILVA; MONTEIRO (2023) - Modelagem matemática como metodologia..pdf: 1558688 bytes, checksum: 51ff59b25258ea873ec24ea768019360 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Emanoelle e Emerson Quanto aos ajustes de formatação em seu TCC: você deve ler o Guia de formatação e o Template em “Documentos úteis”, disponível na página do Repositório, e seguir as orientações: 1- Paginação, tamanho da fonte 10 ou 11 para o número da paginação, ainda precisa posicionar melhor o número da folha, fica no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha, ver folha 7/8 do guia; 2- Referências, o ex. a baixo, o que está em destaque não é o título, colocaram apenas: rev. ampl. , precisam corrigir. Façam mais uma revisão em todas referências, pois ainda aparecem pequenos erros, utilizando os exemplos do guia, a partir da folha 18. BRANDT, Celia Finck; BURAK, Dionísio; KLUBER, Tiago Emanuel. Modelagem Matemática: perspectivas, experiências, reflexões e teorizações. 2° ed. rev. ampl. Ponta Grossa, ed. UEPG, 2016. Após essas correções, façam um novo depósito. on 2023-08-31T17:58:58Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Emanoelle Lopes da Silva (emanoellysilva.2808@gmail.com) on 2023-09-02T12:03:53Z No. of bitstreams: 1 SILVA; MONTEIRO (2023) - Modelagem matemática como metodologia..pdf: 1559324 bytes, checksum: e4a836c3f3ebf169fab6211a7e898bc3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Emanoelle e Emerson Quanto aos ajustes de formatação em seu TCC: você deve ler o Guia de formatação e o Template em “Documentos úteis”, disponível na página do Repositório, e seguir as orientações: 2.2 Tipo de fonte, tamanho da fonte: Usa-se os tamanhos 10 ou 11 (menor que a do texto) para: d) paginação. Folha 7 do guia, falta corrigir fonte da paginação. Após essas correções, façam um novo depósito. on 2023-09-04T14:15:41Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Emanoelle Lopes da Silva (emanoellysilva.2808@gmail.com) on 2023-09-05T15:51:05Z No. of bitstreams: 1 SILVA; MONTEIRO (2023) - Modelagem matemática como metodologia..pdf: 1562333 bytes, checksum: e5a28638e3bc95e6864ec90f0ae99db1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2023-09-06T10:17:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA; MONTEIRO (2023) - Modelagem matemática como metodologia..pdf: 1562333 bytes, checksum: e5a28638e3bc95e6864ec90f0ae99db1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-09-06T10:17:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA; MONTEIRO (2023) - Modelagem matemática como metodologia..pdf: 1562333 bytes, checksum: e5a28638e3bc95e6864ec90f0ae99db1 (MD5) Previous issue date: 2023-06-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | ensino | pt_BR |
dc.subject | teaching | pt_BR |
dc.subject | função quadrática | pt_BR |
dc.subject | quadratic function | pt_BR |
dc.subject | modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | mathematical modeling | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Modelagem matemática como metodologia alternativa para o ensino de função quadrática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA; MONTEIRO (2023) - Modelagem matemática como metodologia..pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons