Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/282
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos
Autor(es): GOMES, Amanda Machado
REINALDO, Rosimara de Abreu
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Carlos Alexandre Santana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SILVA, Márcio Abreu da
Resumo: Esta pesquisa sugere sequências didáticas para o estudo de Geometria Espacial, em específico sobre corpos redondos, trazendo de maneira dinâmica e experimental as demonstrações algébricas por meio da modelagem matemática, almejando que os discentes tenham uma intimidade com a matemática, utilizando recursos didáticos que possam ser manipulados pelos alunos. Onde, objetiva-se que com essas sequências o pensamento criativo e diversificado da geometria seja desenvolvido, proporcionando uma aprendizagem de qualidade aos discentes e que o ensino seja feito em harmonia com a realidade, tornando, esse, um método a ser mais debatido pelo grupo escolar. Também, busca desmistificar o pensamento de que a matemática é uma disciplina totalmente abstrata.
Abstract: This research suggests didactic sequences for the study of Spatial Geometry, specifically on round bodies, bringing algebraic demonstrations dynamically and experimentally through mathematical modeling, aiming that students have an intimacy with mathematics, using didactic resources that can be used. handled by students. Where, it is intended that with these sequences the creative and diversified thinking of geometry be developed, providing quality learning to students and that teaching be done in harmony with reality, making this a method to be debated by the group school. It also seeks to demystify the thought that mathematics is a totally abstract discipline.
Palavras-chave: Matemática - recurso didático
Geometria
Modelagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Matemática
Citação: GOMES, Amanda Machado; REINALDO, Rosimara de Abreu. Ensino e aprendizagem de corpos redondos na prática: sequência didática com recursos. 2020. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/282
Data do documento: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES; REINALDO (2020) - ENSINO E APRENDIZAGEM DE CORPOS.pdf870,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons