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Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Roblox Studio: proposta de jogo educativo na plataforma Roblox como ferramenta de ensino de redes de computadores
Título(s) alternativo(s): Roblox Studio: Proposal for an educational game on the Roblox platform as a tool for teaching computer networks
Autor(es): COSTA, Gabriel Lamarão da Silva
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Celio do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SILVA JUNIOR, Francisco Sanches da
Resumo: Este trabalho investiga o uso da plataforma Roblox como ferramenta de ensino para redes de computadores e segurança da informação, explorando a gamificação como estratégia pedagógica. O estudo apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo, denominado Firewall, que simula conceitos de filtragem de tráfego e defesa de sistemas. A metodologia adotada inclui pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, além da aplicação de princípios do desenvolvimento ágil. Os resultados indicam que a gamificação favorece o engajamento dos alunos, melhora a assimilação de conceitos técnicos e estimula habilidades como criatividade e pensamento crítico. A implementação do jogo permitiu uma abordagem prática para o ensino de segurança digital, demonstrando que o uso de ambientes interativos pode tornar o aprendizado mais dinâmico e eficiente. Conclui-se que a plataforma Roblox possui grande potencial como recurso educacional, incentivando metodologias ativas e promovendo uma experiência significativa no ensino de tecnologia e segurança da informação
Abstract: This study investigates the use of the Roblox platform as a teaching tool for computer networks and information security, exploring gamification as a pedagogical strategy. The research presents the development of an educational game, called Firewall, which simulates concepts of traffic filtering and system defense. The adopted methodology includes exploratory research and literature review, along with the application of agile development principles. The results indicate that gamification enhances student engagement, improves the assimilation of technical concepts, and fosters skills such as creativity and critical thinking. The implementation of the game enabled a practical approach to teaching digital security, demonstrating that interactive environments can make learning more dynamic and effective. It is concluded that the Roblox platform has great potential as an educational resource, encouraging active methodologies and providing a meaningful experience in technology and information security education.
Palavras-chave: Gamificação
Segurança da informação
Redes de computadores
Ensino de tecnologia
Roblox
Gamification
Information security
Computer networks
Technology education
Roblox
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: COSTA, Gabriel Lamarão. Roblox Studio: proposta de jogo educativo na plataforma Roblox como ferramenta de ensino de redes de computadores. 13f. 2025. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1188
Data do documento: 31-Mar-2025
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