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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1188
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Roblox Studio: proposta de jogo educativo na plataforma Roblox como ferramenta de ensino de redes de computadores |
Título(s) alternativo(s): | Roblox Studio: Proposal for an educational game on the Roblox platform as a tool for teaching computer networks |
Autor(es): | COSTA, Gabriel Lamarão da Silva |
Primeiro Orientador: | RODRIGUES, Celio do Nascimento |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | SILVA JUNIOR, Francisco Sanches da |
Resumo: | Este trabalho investiga o uso da plataforma Roblox como ferramenta de ensino para redes de computadores e segurança da informação, explorando a gamificação como estratégia pedagógica. O estudo apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo, denominado Firewall, que simula conceitos de filtragem de tráfego e defesa de sistemas. A metodologia adotada inclui pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, além da aplicação de princípios do desenvolvimento ágil. Os resultados indicam que a gamificação favorece o engajamento dos alunos, melhora a assimilação de conceitos técnicos e estimula habilidades como criatividade e pensamento crítico. A implementação do jogo permitiu uma abordagem prática para o ensino de segurança digital, demonstrando que o uso de ambientes interativos pode tornar o aprendizado mais dinâmico e eficiente. Conclui-se que a plataforma Roblox possui grande potencial como recurso educacional, incentivando metodologias ativas e promovendo uma experiência significativa no ensino de tecnologia e segurança da informação |
Abstract: | This study investigates the use of the Roblox platform as a teaching tool for computer networks and information security, exploring gamification as a pedagogical strategy. The research presents the development of an educational game, called Firewall, which simulates concepts of traffic filtering and system defense. The adopted methodology includes exploratory research and literature review, along with the application of agile development principles. The results indicate that gamification enhances student engagement, improves the assimilation of technical concepts, and fosters skills such as creativity and critical thinking. The implementation of the game enabled a practical approach to teaching digital security, demonstrating that interactive environments can make learning more dynamic and effective. It is concluded that the Roblox platform has great potential as an educational resource, encouraging active methodologies and providing a meaningful experience in technology and information security education. |
Palavras-chave: | Gamificação Segurança da informação Redes de computadores Ensino de tecnologia Roblox Gamification Information security Computer networks Technology education Roblox |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citação: | COSTA, Gabriel Lamarão. Roblox Studio: proposta de jogo educativo na plataforma Roblox como ferramenta de ensino de redes de computadores. 13f. 2025. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1188 |
Data do documento: | 31-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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COSTA (2025) - Roblox Studio proposta.pdf | 5,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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