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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Celio do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2305902212511861pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA JUNIOR, Francisco Sanches da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9896715441995922pt_BR
dc.creatorCOSTA, Gabriel Lamarão da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9871674666659006pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-30T15:50:21Z-
dc.date.available2025-05-30-
dc.date.available2025-05-30T15:50:21Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.citationCOSTA, Gabriel Lamarão. Roblox Studio: proposta de jogo educativo na plataforma Roblox como ferramenta de ensino de redes de computadores. 13f. 2025. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1188-
dc.description.abstractThis study investigates the use of the Roblox platform as a teaching tool for computer networks and information security, exploring gamification as a pedagogical strategy. The research presents the development of an educational game, called Firewall, which simulates concepts of traffic filtering and system defense. The adopted methodology includes exploratory research and literature review, along with the application of agile development principles. The results indicate that gamification enhances student engagement, improves the assimilation of technical concepts, and fosters skills such as creativity and critical thinking. The implementation of the game enabled a practical approach to teaching digital security, demonstrating that interactive environments can make learning more dynamic and effective. It is concluded that the Roblox platform has great potential as an educational resource, encouraging active methodologies and providing a meaningful experience in technology and information security education.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga o uso da plataforma Roblox como ferramenta de ensino para redes de computadores e segurança da informação, explorando a gamificação como estratégia pedagógica. O estudo apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo, denominado Firewall, que simula conceitos de filtragem de tráfego e defesa de sistemas. A metodologia adotada inclui pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, além da aplicação de princípios do desenvolvimento ágil. Os resultados indicam que a gamificação favorece o engajamento dos alunos, melhora a assimilação de conceitos técnicos e estimula habilidades como criatividade e pensamento crítico. A implementação do jogo permitiu uma abordagem prática para o ensino de segurança digital, demonstrando que o uso de ambientes interativos pode tornar o aprendizado mais dinâmico e eficiente. Conclui-se que a plataforma Roblox possui grande potencial como recurso educacional, incentivando metodologias ativas e promovendo uma experiência significativa no ensino de tecnologia e segurança da informaçãopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel Costa (gabriel.lamarao97@gmail.com) on 2025-05-29T16:52:40Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2025) - Roblox Studio proposta.pdf: 6054938 bytes, checksum: fc8cae112525fa3e7985014b9eddd0a2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Gabriel Costa Na descrição dos metadados do seu depósito, você precisa colocar os sobrenomes dos autor e orientador em letras maiúsculas. Veja os detalhes no Tutorial de Autodepósito. Quanto a formatação de seu artigo, você precisa seguir as normas do Guia de Formamatção e do Template de artigo acadêmico.Solicito os seguintes ajustes: 1 - os nomes dos autores devem estar em letras minúsculas 2 - corrigir a formatação do título da Figura 3 e 5 3 - na seção 6, retirar o ponto entre o indicador numérico e o título 4 - nas referências dar um espaço entre as referências de GIL e KIM, estão coladas na página Após esses ajustes, faça um novo depósito on 2025-05-30T10:47:27Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel Costa (gabriel.lamarao97@gmail.com) on 2025-05-30T12:48:53Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2025) - Roblox Studio proposta.pdf: 6053918 bytes, checksum: 5995cf9e964d72909305a5f605ace0b6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-05-30T15:50:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA (2025) - Roblox Studio proposta.pdf: 6053918 bytes, checksum: 5995cf9e964d72909305a5f605ace0b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-30T15:50:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA (2025) - Roblox Studio proposta.pdf: 6053918 bytes, checksum: 5995cf9e964d72909305a5f605ace0b6 (MD5) Previous issue date: 2025-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectSegurança da informaçãopt_BR
dc.subjectRedes de computadorespt_BR
dc.subjectEnsino de tecnologiapt_BR
dc.subjectRobloxpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectInformation securitypt_BR
dc.subjectComputer networkspt_BR
dc.subjectTechnology educationpt_BR
dc.subjectRobloxpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleRoblox Studio: proposta de jogo educativo na plataforma Roblox como ferramenta de ensino de redes de computadorespt_BR
dc.title.alternativeRoblox Studio: Proposal for an educational game on the Roblox platform as a tool for teaching computer networkspt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
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