Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1188
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | RODRIGUES, Celio do Nascimento | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2305902212511861 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | SILVA JUNIOR, Francisco Sanches da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9896715441995922 | pt_BR |
dc.creator | COSTA, Gabriel Lamarão da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9871674666659006 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-30T15:50:21Z | - |
dc.date.available | 2025-05-30 | - |
dc.date.available | 2025-05-30T15:50:21Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Gabriel Lamarão. Roblox Studio: proposta de jogo educativo na plataforma Roblox como ferramenta de ensino de redes de computadores. 13f. 2025. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1188 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the use of the Roblox platform as a teaching tool for computer networks and information security, exploring gamification as a pedagogical strategy. The research presents the development of an educational game, called Firewall, which simulates concepts of traffic filtering and system defense. The adopted methodology includes exploratory research and literature review, along with the application of agile development principles. The results indicate that gamification enhances student engagement, improves the assimilation of technical concepts, and fosters skills such as creativity and critical thinking. The implementation of the game enabled a practical approach to teaching digital security, demonstrating that interactive environments can make learning more dynamic and effective. It is concluded that the Roblox platform has great potential as an educational resource, encouraging active methodologies and providing a meaningful experience in technology and information security education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga o uso da plataforma Roblox como ferramenta de ensino para redes de computadores e segurança da informação, explorando a gamificação como estratégia pedagógica. O estudo apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo, denominado Firewall, que simula conceitos de filtragem de tráfego e defesa de sistemas. A metodologia adotada inclui pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, além da aplicação de princípios do desenvolvimento ágil. Os resultados indicam que a gamificação favorece o engajamento dos alunos, melhora a assimilação de conceitos técnicos e estimula habilidades como criatividade e pensamento crítico. A implementação do jogo permitiu uma abordagem prática para o ensino de segurança digital, demonstrando que o uso de ambientes interativos pode tornar o aprendizado mais dinâmico e eficiente. Conclui-se que a plataforma Roblox possui grande potencial como recurso educacional, incentivando metodologias ativas e promovendo uma experiência significativa no ensino de tecnologia e segurança da informação | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gabriel Costa (gabriel.lamarao97@gmail.com) on 2025-05-29T16:52:40Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2025) - Roblox Studio proposta.pdf: 6054938 bytes, checksum: fc8cae112525fa3e7985014b9eddd0a2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Gabriel Costa Na descrição dos metadados do seu depósito, você precisa colocar os sobrenomes dos autor e orientador em letras maiúsculas. Veja os detalhes no Tutorial de Autodepósito. Quanto a formatação de seu artigo, você precisa seguir as normas do Guia de Formamatção e do Template de artigo acadêmico.Solicito os seguintes ajustes: 1 - os nomes dos autores devem estar em letras minúsculas 2 - corrigir a formatação do título da Figura 3 e 5 3 - na seção 6, retirar o ponto entre o indicador numérico e o título 4 - nas referências dar um espaço entre as referências de GIL e KIM, estão coladas na página Após esses ajustes, faça um novo depósito on 2025-05-30T10:47:27Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Gabriel Costa (gabriel.lamarao97@gmail.com) on 2025-05-30T12:48:53Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2025) - Roblox Studio proposta.pdf: 6053918 bytes, checksum: 5995cf9e964d72909305a5f605ace0b6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-05-30T15:50:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA (2025) - Roblox Studio proposta.pdf: 6053918 bytes, checksum: 5995cf9e964d72909305a5f605ace0b6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-30T15:50:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA (2025) - Roblox Studio proposta.pdf: 6053918 bytes, checksum: 5995cf9e964d72909305a5f605ace0b6 (MD5) Previous issue date: 2025-03-31 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Informática na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Segurança da informação | pt_BR |
dc.subject | Redes de computadores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Roblox | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | Information security | pt_BR |
dc.subject | Computer networks | pt_BR |
dc.subject | Technology education | pt_BR |
dc.subject | Roblox | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Roblox Studio: proposta de jogo educativo na plataforma Roblox como ferramenta de ensino de redes de computadores | pt_BR |
dc.title.alternative | Roblox Studio: Proposal for an educational game on the Roblox platform as a tool for teaching computer networks | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COSTA (2025) - Roblox Studio proposta.pdf | 5,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.