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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação científica no clube de desbravadores: um caso de aplicação da gamificação no ensino de física
Autor(es): LOPES, Jéssica da Silva Gonçalves
Primeiro Orientador: SOUSA, Emanuel Thiago de Oliveira
Resumo: As metodologias ativas são alternativas inovadoras para a educação. Deste modo, este trabalho utilizou a aplicação de uma Gamificação em um Clube de Desbravadores, de modo que, consiste em técnicas de contexto, com a participação de voluntários. Na qual, foi realizado a construção de foguetes com materiais recicláveis para dar ênfase ao ensino de Física, com a instrução da construção dos foguetes, avaliando os membros que participaram com a faixa etária entre 10 a 52 anos. O engajamento do Clube de Desbravadores que participaram voluntariamente, foi avaliado o aprendizado por meio da atividade prática, aula teórica, atividade e aplicação de questionários. A pesquisa possibilitou em todas suas etapas, a conexão entre teoria e prática de forma envolvente, estimulando o engajamento e a participação ativa do Clube de Desbravadores. A experiência destacou a eficácia da gamificação no ensino, promovendo maior participação e assimilação dos conteúdos, destacando a diferença no aprendizado das meninas e dos meninos.
Abstract: Active methodologies are innovative alternatives for education. Thus, this work used the application of a Gamification in a Pathfinder Club, so that it consists of context techniques, with the participation of volunteers. In which, the construction of rockets with recyclable materials was carried out to emphasize the teaching of Physics, with the instruction of the construction of the rockets, evaluating the members who participated with the age group between 10 and 52 years. The engagement of the Pathfinder Club that participated voluntarily, learning was evaluated through practical activity, theoretical class, activity and application of questionnaires. The research made it possible in all its stages, the connection between theory and practice in an engaging way, stimulating the engagement and active participation of the Pathfinder Club. The experience highlighted the effectiveness of gamification in teaching, promoting greater participation and assimilation of content, highlighting the difference in the learning of girls and boys.
Palavras-chave: Clube de desbravadores
Pathfinder club
Ensino de física
Physics teaching
Foguetes recicláveis
Recyclable rockets
Gamificação
Gamification
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Física
Citação: LOPES, Jéssica da Silva Gonçalves. Educação científica no clube de desbravadores: um caso de aplicação da gamificação no ensino de física. 2025. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1152
Data do documento: 21-Mar-2025
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