Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1141
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino da tabuada a partir do uso de metodologias ativas: estudo de caso no ensino fundamental II
Autor(es): UCHÔA, Ann Ellem da Cunha
SOUZA, Francisco Roberto Ferreira
Primeiro Orientador: CARDOSO, Tatiani da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SILVA, Márcio Abreu
Resumo: A presente pesquisa aborda o ensino da tabuada como ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades matemáticas, fundamentais para o aprimoramento do raciocínio lógico e do aprendizado em geral. O estudo busca analisar o impacto das metodologias ativas no ensino da tabuada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, com o objetivo de minimizar as dificuldades associadas ao ensino convencional e promover um aprendizado mais dinâmico e eficiente. A pesquisa caracteriza-se como básica, estruturada a partir de um estudo de caso. Durante três semanas, foram desenvolvidas atividades que incluíram a tabuada pitagórica, práticas interativas e competições em grupo. A coleta de dados permitiu avaliar o progresso dos alunos na compreensão das multiplicações. Os resultados indicaram que muitos estudantes avançaram em seu domínio da tabuada, apesar de desafios como atrasos no calendário escolar e defasagens em conteúdos prévios. O estudo demonstrou que métodos interativos e a inclusão de atividades físicas aumentam o engajamento dos alunos, resultando em uma aprendizagem mais eficaz. Conclui-se que as metodologias ativas tornam o ensino da tabuada mais atrativo e eficiente, transformando-o em uma experiência envolvente. Além disso, essa abordagem contribui para o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes, mesmo em contextos com escassez de recursos
Abstract: This research addresses the teaching of multiplication tables as an essential tool for the development of mathematical skills, which are fundamental for improving logical reasoning and learning in general. The study seeks to analyze the impact of active methodologies in teaching multiplication tables to students in the 6th grade of Elementary School II, with the aim of minimizing the difficulties associated with conventional teaching and promoting more dynamic and efficient learning. The research is characterized as basic, structured based on a case study. Over a three-week period, activities were developed that included the Pythagorean multiplication table, interactive practices and group competitions. Data collection allowed the evaluation of students' progress in understanding multiplication. The results indicated that many students advanced in their mastery of multiplication tables, despite challenges such as delays in the school calendar and gaps in previous content. The study demonstrated that interactive methods and the inclusion of physical activities increase student engagement, resulting in more effective learning. It is concluded that active methodologies make teaching multiplication tables more attractive and efficient, transforming it into an engaging experience. Furthermore, this approach contributes to the intellectual and social development of students, even in contexts with scarce resources.
Palavras-chave: Matemática
Mathematics
Métodos lúdicos
Playful methods
Tabuada de pitágoras
Pythagoras multiplication table
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Matemática
Citação: UCHÔA, Ann Ellem da Cunha; SOUZA, Francisco Roberto Ferreira. O ensino da tabuada a partir do uso de metodologias ativas: estudo de caso no ensino fundamental II. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1141
Data do documento: 28-Jan-2025
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UCHÔA, SOUSA (2025) - O ensino da tabuada.pdfUCHÔA; SOUSA (2025) - O ensino da tabuada913,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons