Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CARDOSO, Tatiani da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1867039014810620pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Márcio Abreu-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2989239499743187pt_BR
dc.creatorUCHÔA, Ann Ellem da Cunha-
dc.creatorSOUZA, Francisco Roberto Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9839590614546508pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5717321337877843pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-27T10:23:11Z-
dc.date.available2025-03-27-
dc.date.available2025-03-27T10:23:11Z-
dc.date.issued2025-01-28-
dc.identifier.citationUCHÔA, Ann Ellem da Cunha; SOUZA, Francisco Roberto Ferreira. O ensino da tabuada a partir do uso de metodologias ativas: estudo de caso no ensino fundamental II. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1141-
dc.description.abstractThis research addresses the teaching of multiplication tables as an essential tool for the development of mathematical skills, which are fundamental for improving logical reasoning and learning in general. The study seeks to analyze the impact of active methodologies in teaching multiplication tables to students in the 6th grade of Elementary School II, with the aim of minimizing the difficulties associated with conventional teaching and promoting more dynamic and efficient learning. The research is characterized as basic, structured based on a case study. Over a three-week period, activities were developed that included the Pythagorean multiplication table, interactive practices and group competitions. Data collection allowed the evaluation of students' progress in understanding multiplication. The results indicated that many students advanced in their mastery of multiplication tables, despite challenges such as delays in the school calendar and gaps in previous content. The study demonstrated that interactive methods and the inclusion of physical activities increase student engagement, resulting in more effective learning. It is concluded that active methodologies make teaching multiplication tables more attractive and efficient, transforming it into an engaging experience. Furthermore, this approach contributes to the intellectual and social development of students, even in contexts with scarce resources.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda o ensino da tabuada como ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades matemáticas, fundamentais para o aprimoramento do raciocínio lógico e do aprendizado em geral. O estudo busca analisar o impacto das metodologias ativas no ensino da tabuada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, com o objetivo de minimizar as dificuldades associadas ao ensino convencional e promover um aprendizado mais dinâmico e eficiente. A pesquisa caracteriza-se como básica, estruturada a partir de um estudo de caso. Durante três semanas, foram desenvolvidas atividades que incluíram a tabuada pitagórica, práticas interativas e competições em grupo. A coleta de dados permitiu avaliar o progresso dos alunos na compreensão das multiplicações. Os resultados indicaram que muitos estudantes avançaram em seu domínio da tabuada, apesar de desafios como atrasos no calendário escolar e defasagens em conteúdos prévios. O estudo demonstrou que métodos interativos e a inclusão de atividades físicas aumentam o engajamento dos alunos, resultando em uma aprendizagem mais eficaz. Conclui-se que as metodologias ativas tornam o ensino da tabuada mais atrativo e eficiente, transformando-o em uma experiência envolvente. Além disso, essa abordagem contribui para o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes, mesmo em contextos com escassez de recursospt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Francisco Sousa (fferreirasgtpmap@gmail.com) on 2025-03-19T11:39:28Z No. of bitstreams: 1 UCHÔA, SOUSA(2025) - O ensino da tabuda.pdf: 919046 bytes, checksum: e27106d71ea2a604a05e15029fb3c972 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Francisco e Ann 1- Ficha catalográfica – Refaça o título (coloque em minúsculo as palavras do título): O ensino da tabuada a partir do uso de metodologias ativas: estudo de caso no ensino fundamental II “SUMARIO” deve ser centralizada na página e com a mesma tipografia utilizada nas seções primárias, em negrito e letra maiúscula; ; Após isso você deve realizar um novo depósito. on 2025-03-20T17:29:19Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Francisco Sousa (fferreirasgtpmap@gmail.com) on 2025-03-21T09:53:40Z No. of bitstreams: 1 UCHÔA, SOUSA(2025) - O ensino da tabuda.pdf: 921339 bytes, checksum: 4814e71a34210d7b146d1511717c9653 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Ann e Francisco BAIXE NESSE LINK O GUIA PARA NORMALIZAR O SEU TRABALHO https://repositorio.ifap.edu.br/jspui/Guia_de_Formatacao_de_Trabalhos_Academicos.pdf Já expliquei de diversas maneiras e me parece que não estão entendendo. No guia tem os exemplos, e de forma visual deve ficar melhor de compreenderem. Na Capa o cabeçalho não tem negrito. No final da página MACAPÁ é em maiúsculo. “SUMARIO” em negrito e letra maiúscula, o espaçamento é de 1,5 entrelinhas; Após isso você deve realizar um novo depósito. on 2025-03-21T18:49:46Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Francisco Sousa (fferreirasgtpmap@gmail.com) on 2025-03-21T21:36:53Z No. of bitstreams: 1 UCHÔA; SOUSA (2025) - O ensino da.pdf: 909349 bytes, checksum: 7b97b3738c1d9b815d97fd50a6ccaef6 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Ann e Francisco Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Sobrenome do coorientador, colocar em caixa alta; 2- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Você deve utilizar o Guia de formatação de TCC, que mostra o passo a passo da estrutura do TCC, e UTILIZE também o Template de TCC, disponível em “Documentos úteis”, para configurar seu trabalho; 2- folha de rosto, corrigir margem inferior fica a 2cm; 3- corrigir a formatação da lista de figuras, fazer pelo Template; 4- subseção, colocar em destaque: 4.2 Usos de metodologias ativas na prática pedagógica 5- referências: - corrigir a segunda referência, está confusa; Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-03-24T14:24:04Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Francisco Sousa (fferreirasgtpmap@gmail.com) on 2025-03-24T20:01:29Z No. of bitstreams: 1 UCHÔA, SOUSA (2025) - O ensino da.pdf: 935063 bytes, checksum: 6b8c2788ca6fea56ecb369a85aca3b95 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Ann e Francisco Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: Por favor leiam as orientações: 1- Sobrenome do coorientador, colocar em caixa alta; 2- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Você deve utilizar o Guia de formatação de TCC, que mostra o passo a passo da estrutura do TCC, e UTILIZE também o Template de TCC, disponível em “Documentos úteis”, para configurar seu trabalho; 2- referências: - não se usa a palavra Editora na referência; - volume vem após o ano, segue: v. 1, 2010 - retirar: [s. n.], [s. d.]; desta referência, segue: CUNHA, Nylce Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo: Vetor, 2001. [s. n.], [s. d.]; - corrigir: Paz e Terra, p.25,1996. no final desta referência, correto: [s. l.]: Paz e Terra,1996. p.25. segue: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, p.25,1996. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que façam uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-03-26T08:34:54Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Francisco Sousa (fferreirasgtpmap@gmail.com) on 2025-03-26T12:22:45Z No. of bitstreams: 1 UCHÔA; SOUSA (2025) - O ensino da tabuada.pdf: 935686 bytes, checksum: 7ab6c2954ec4a6510784145729967f56 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-03-27T10:23:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 UCHÔA; SOUSA (2025) - O ensino da tabuada.pdf: 935686 bytes, checksum: 7ab6c2954ec4a6510784145729967f56 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-27T10:23:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 UCHÔA; SOUSA (2025) - O ensino da tabuada.pdf: 935686 bytes, checksum: 7ab6c2954ec4a6510784145729967f56 (MD5) Previous issue date: 2025-01-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMétodos lúdicospt_BR
dc.subjectPlayful methodspt_BR
dc.subjectTabuada de pitágoraspt_BR
dc.subjectPythagoras multiplication tablept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO ensino da tabuada a partir do uso de metodologias ativas: estudo de caso no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação,Ciencia e Tecnologia do Amapá - campus Macapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UCHÔA, SOUSA (2025) - O ensino da tabuada.pdfUCHÔA; SOUSA (2025) - O ensino da tabuada913,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons