Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1136
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino do programa de educação de jovens e adultos (PROEJA) |
Autor(es): | FERREIRA, Onielma Otony Prata |
Primeiro Orientador: | LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | FIGUEIREDO, Rodrigo Francklin Lopes |
Resumo: | O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula não pode mais ser negligenciado, tampouco restringido. Pelo contrário, deve ser aliado e explorado nas práticas pedagógicas com a finalidade de promover um ensino eficaz. Neste artigo, busca-se investigar como a utilização das TICs pode contribuir para o aprimoramento do processo de ensino no PROEJA, enfatizando as possibilidades e os benefícios que essas ferramentas proporcionam para a prática pedagógica, além de destacar a importância da capacitação digital dos professores. Nesta pesquisa, destacaram-se como principais referências: Ritter (2015), Santos (2016), Stamberg et al. (2019), Alvarenga et al. (2021) e Costa (2021). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual demonstra, em seus resultados, que as tecnologias promovem um ensino mais significativo e oferecem suporte para práticas pedagógicas mais eficazes. No entanto, a falta de capacitação digital dos professores impede que muitos façam uso dessas tecnologias em sala de aula |
Abstract: | The use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the classroom can no longer be neglected or restricted. On the contrary, it should be embraced and explored in pedagogical practices to promote effective teaching. This article seeks to investigate how the use of ICTs can contribute to improving the teaching process in PROEJA, emphasizing the possibilities and benefits that these tools provide for pedagogical practice, as well as highlighting the importance of teachers' digital training. In this research, the main references were: Ritter (2015), Santos (2016), Stamberg et al. (2019), Alvarenga et al. (2021), and Costa (2021). Methodologically, this study is a bibliographic research, which demonstrates, in its results, that technologies promote more meaningful learning and offer support for more effective pedagogical practices. However, the lack of digital training among teachers prevents many from using these technologies in the classroom. |
Palavras-chave: | Tecnologia de Informação e Comunicação Information and communication technologies Ensino Teaching Educação Education Proeja Proeja |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citação: | FERREIRA, Onielma Otony Prata. Uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino do programa de jovens e adultos ( PROEJA).2024,13f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1136 |
Data do documento: | 18-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERREIRA (2025) - Uso das tecnologias de informação.pdf | 490,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons