Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo-
dc.contributor.advisor-co1FIGUEIREDO, Rodrigo Francklin Lopes-
dc.creatorFERREIRA, Onielma Otony Prata-
dc.date.accessioned2025-03-24T16:58:29Z-
dc.date.available2025-03-30-
dc.date.available2025-03-24T16:58:29Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationFERREIRA, Onielma Otony Prata. Uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino do programa de jovens e adultos ( PROEJA).2024,13f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1136-
dc.description.abstractThe use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the classroom can no longer be neglected or restricted. On the contrary, it should be embraced and explored in pedagogical practices to promote effective teaching. This article seeks to investigate how the use of ICTs can contribute to improving the teaching process in PROEJA, emphasizing the possibilities and benefits that these tools provide for pedagogical practice, as well as highlighting the importance of teachers' digital training. In this research, the main references were: Ritter (2015), Santos (2016), Stamberg et al. (2019), Alvarenga et al. (2021), and Costa (2021). Methodologically, this study is a bibliographic research, which demonstrates, in its results, that technologies promote more meaningful learning and offer support for more effective pedagogical practices. However, the lack of digital training among teachers prevents many from using these technologies in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoO uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula não pode mais ser negligenciado, tampouco restringido. Pelo contrário, deve ser aliado e explorado nas práticas pedagógicas com a finalidade de promover um ensino eficaz. Neste artigo, busca-se investigar como a utilização das TICs pode contribuir para o aprimoramento do processo de ensino no PROEJA, enfatizando as possibilidades e os benefícios que essas ferramentas proporcionam para a prática pedagógica, além de destacar a importância da capacitação digital dos professores. Nesta pesquisa, destacaram-se como principais referências: Ritter (2015), Santos (2016), Stamberg et al. (2019), Alvarenga et al. (2021) e Costa (2021). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual demonstra, em seus resultados, que as tecnologias promovem um ensino mais significativo e oferecem suporte para práticas pedagógicas mais eficazes. No entanto, a falta de capacitação digital dos professores impede que muitos façam uso dessas tecnologias em sala de aulapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Onielma Ferreira (elmaprata@gmail.com) on 2025-03-21T12:02:38Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2025) - Uso das tecnologias.pdf: 502064 bytes, checksum: ed9465e4383f67f07a1508f63b671119 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Onielma Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Falta colocar Resumo e Abstract. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-03-24T11:13:02Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Onielma Ferreira (elmaprata@gmail.com) on 2025-03-24T13:09:47Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2025) - Uso das tecnologias.pdf: 502064 bytes, checksum: ed9465e4383f67f07a1508f63b671119 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-03-24T16:58:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2025) - Uso das tecnologias.pdf: 502064 bytes, checksum: ed9465e4383f67f07a1508f63b671119 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-24T16:58:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2025) - Uso das tecnologias.pdf: 502064 bytes, checksum: ed9465e4383f67f07a1508f63b671119 (MD5) Previous issue date: 2024-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectProejapt_BR
dc.subjectProejapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.titleUso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino do programa de educação de jovens e adultos (PROEJA)pt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA (2025) - Uso das tecnologias de informação.pdf490,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons