Aspectos etnomatemáticos presentes na cadeia produtiva da farinha de mandioca em comunidades quilombolas no estado do Amapá

Abstract

Diferentemente da matemática sistematizada presente na academia, a Etnomatemática busca compreender a geração e difusão do conhecimento tradicional aplicado no cotidiano, como nas atividades agrícolas das comunidades rurais, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Esta pesquisa investiga a presença da Etnomatemática no processo de produção de farinha de mandioca nas Comunidades Quilombolas São João do Matapi e Curralinho, em Macapá, identificando elementos matemáticos inseridos nesse contexto produtivo. Uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, foi elaborada usando a observação direta e entrevistas estruturadas com os moradores da comunidade, de forma a mapear os aspectos etnomatemáticos presentes no dia a dia. O estudo comparou os saberes utilizados na comunidade para produção manual de farinha em uma comunidade e na produção mecanizada em outro. Os dados foram coletados por meio de questionários semiabertos e analisados pelo método observacional, evidenciando o uso de medidas convencionais e não convencionais ao longo do processo produtivo. As observações nos permitiram validar que existem diversos modelos etnomatemáticos usados em todo o processo do preparo da farinha da mandioca, modelos únicos desses grupos sociais e que não vem sendo utilizados na matemática ocidental. Como referencial teórico, este trabalho está fundamentado nas percepções D'Ambrosiana sobre a Etnomatemática e em teóricos contemporâneos que discutem a temática no campo etnográfico em região amazônica, tais como Mattos (2023), Silva (2019) e outros. Um dado relevante apontado pelos entrevistados foi a desvalorização da produção de farinha no estado, com 100% dos participantes afirmando que o esforço investido não se reflete no faturamento. Este estudo destaca a riqueza dos saberes matemáticos tradicionais presentes na produção artesanal de farinha, evidenciando a importância da Etnomatemática para a valorização dessas práticas. Além disso, ressalta que, apesar da relevância cultural e desse conhecimento histórico transmitido entre gerações, a atividade não é devidamente valorizada, com pouco retorno financeiro. Diante do exposto, espera-se que esta pesquisa, colabore com as discussões sobre a Etnomatemática e que, auxilie professores a avaliar a importância de validar diferentes saberes no ambiente escolar.

Description

Citation

SILVA, Keytiane Picanço da; SANTOS, Marlucia Pastana dos. Aspectos etnomatemáticos presentes na cadeia produtiva da farinha de mandioca em comunidades quilombolas no estado do Amapá. 2025. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.

Endorsement

Review

Supplemented By

Referenced By

Creative Commons license

Except where otherwised noted, this item's license is described as Acesso Aberto