Uso do aplicativo Seeing AI como tecnologia assistiva no ensino de arte para estudantes com deficiência visual

Abstract

O seguinte artigo visa apresentar os resultados da avaliação do aplicativo Seeing AI como Tecnologia Assistiva no ensino de Arte para estudantes com deficiência visual. Inicialmente é apresentado o aplicativo e suas principais funcionalidades, o conceito de Tecnologia Assistiva, bem como as definições de Inteligência Artificial, Visão Computacional e Processamento de Linguagem Natural. Em seguida são apresentados algumas metodologias de leitura e análise de imagens no ensino de Arte. No aspecto metodológico, foi realizada uma análise heurística, a partir da elaboração de critérios de análise dentro do contexto da pesquisa. Ao final são apresentados os resultados obtidos, demonstrando eficácia e eficiência do aplicativo analisado.

Description

Citation

FONSECA, José Flávio Gonçalves da. Uso do aplicativo Seeing AI como tecnologia assistiva no ensino de arte para estudantes com deficiência visual. 2025, 20f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.

Endorsement

Review

Supplemented By

Referenced By

Creative Commons license

Except where otherwised noted, this item's license is described as Acesso Aberto