Terminalidade Específica na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica do Amapá: limites e possibilidades
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Resumo
Terminalidade Específica (TE), fundamenta em avaliação pedagógica definida como
a conclusão de um ciclo ou etapa de ensino com a obtenção de certificação que
reconheça o percurso educacional dos estudantes com deficiência sem a exigência
de cumprir integralmente o currículo regular. Ela reforça o direito à educação para
todos, sem discriminação, prevendo adaptações, flexibilidade curricular, pedagógica,
avaliação diferenciada e individualizada. Assim como potencializa o processo de
formação integral e inserção social do estudante no mundo do trabalho. A presente
pesquisa é vinculado ao mestrado profissional em educação profissional e
tecnológica em rede nacional(ProfEPT), desenvolvido junto à linha de pesquisa de
Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica(EPT), no macroprojeto
Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino da EPT. A
temática: ¨Terminalidade Específica (TE) na Rede Federal de Educação Profissional
Científica e Tecnológica do Amapá: limites e possibilidades¨ surge a partir da
experiência profissional como pesquisadora na EPT e docente da educação inclusiva;
onde experencia-se, carência de padronização instrucional em relação a aplicação
da TE, motiva e justifica esse estudo. O objetivo é compreender possibilidades e
limitações para a aplicabilidade da Terminalidade Específica- TE ao público-alvo da
educação especial. O corpus empírico será constituído de documentos oficiais, a
legislação nacional, os documentos dos institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia, assim, como a compreensão do conceito de pessoa com deficiência, e o
parecer CNE/CEB 02/2013 um marco importante para a previsão legal da TE. Os
caminhos do fazer cientifico: trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica com
abordagem qualitativa, de natureza aplicada, do tipo exploratória descritiva, o lócus
Instituto Federal do Amapá-IFAP. A coleta de dados aconteceu nos sites
institucionais, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online(SciELO); as
ferramentas Publish or Perish e VOSviewer também foram utilizadas como
instrumentos de coleta. A análise dos dados qualitativos adotou como metodologia a
análise hermenêutica: a qual os pesquisadores podem explorar a complexidade e a
riqueza de significados presentes em diferentes tipos de textos, enriquecendo sua
compreensão. A elaboração do Produto educacional (PE), ocorreu a partir da análise
dos dados qualitativos obtidos mediante o procedimento técnico descritivo: um
espécime de Parecer Técnico de Aplicabilidade da TE. O qual certamente forneceu
uma análise detalhada da legislação vigente, elucidando as normas e diretrizes que
regulamentam a Terminalidade Específica nas instituições que compõem a rede
federal de ensino. A avalição do PE, será feita com aplicação de um questionário com
questões abertas e fechadas aos profissionais da educação profissional, envolvidos
diretamente no atendimento a estudantes público da educação especial no Instituto
Federal do Amapá. Contribuindo assim para o debate acadêmico e profissional sobre
a inclusão e o êxito dos estudantes com deficiência na Educação Profissional e
Tecnológica, valendo-se da TE enquanto estratégia prevista na legislação brasileira.
Palavras-chave: certificação diferenciada; êxito; educação profissional; inclusão;
progressão.
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Citação
COSTA, Nazaré do Socorro Santos da. Terminalidade específica na rede federal de educação profissional científica
e tecnológica do Amapá: limites e possibilidades. 2025. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica)-
Instituto Federal do Amapá. Santana, AP. 2025.
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