Ensino dos direitos humanos na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das concepções de professores e alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá
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A presente pesquisa faz parte do trabalho de conclusão do curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Organização
e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica e teve como objetivo compreender quais são as concepções de professores e alunos do Instituto Federal do
Amapá (IFAP), Campus Macapá a respeito dos direitos humanos e do ensino desses direitos na escola, bem como, identificar quais as concepções que os alunos possuem acerca dos
direitos humanos, analisando se eles se reconhecem como sujeitos desses direitos e a importância que atribuem ao ensino dos direitos humanos nas aulas, como também,
compreender as percepções, dificuldades e experiências dos professores na integração de conteúdos relacionados a direitos humanos em seus componentes curriculares, ainda, elaborar
e apresentar como produto educacional uma cartilha educativa como instrumento de apoio para a educação em direitos humanos no contexto escolar. O percurso metodológico adotado
foi a abordagem qualitativa, procedendo-se a revisão bibliográfica, as entrevistas semiestruturadas com os professores e a aplicação do questionário com perguntas fechadas e
abertas, via Google Forms aos alunos da terceira série do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados baseou-se na Análise de Conteúdo, de acordo com Bardin (2016). A partir dos
dados coletados na pesquisa, foi elaborado o produto educacional em formato de cartilha, com objetivo de contribuir, como recurso didático, para educação em direitos humanos. O estudo revelou que os professores, em sua maioria compreendem os direitos humanos como universais, relacionados à cidadania e à dignidade da pessoa humana, embora tenha surgido uma visão equivocada de que esses direitos seriam destinados apenas a "bandido". Reconhecem a importância do papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade
que valorize a diversidade, assegura a igualdade material e promove a equidade racial e de gênero. Ressaltam que os direitos humanos são indispensáveis para garantir condições
mínimas de dignidade, enfatizando a educação como um direito fundamental que possibilita a concretização dos demais, contudo, apontam que na realidade, esse direito à educação tem
sido negado na prática. Defendem a formação de cidadãos conscientes e identificam como principais dificuldades a formação docente adequada e a polarização política presente na
escola. Desta forma, a importância da pesquisa reside na contribuição para o fortalecimento de uma cultura de respeito, promoção e proteção dos direitos humanos no espaço educativo.
Palavras-chave: direitos humanos; professores; ensino; Educação Profissional e Tecnológica.
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PENHA, Marcione Façanha da. Ensino dos direitos humanos na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das concepções de professores e alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá. 2025. 161f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2025.
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