A interferência da inteligência artificial na tomada de decisão dos estudantes e o papel da educação na formação crítica
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Resumo
Este artigo analisa a interferência da inteligência artificial na tomada de
decisão dos estudantes, destacando os impactos das novas tecnologias na educação e na
forma como jovens estão desenvolvendo o pensamento crítico frente ao uso constante
dessas ferramentas para a solução de problema. A pesquisa aborda a IA tanto como uma
oportunidade quanto uma ameaça para a educação, a partir de uma revisão de literatura
de artigos e livros que discutem o tema. Entre as análises está o capitalismo de
vigilância e o uso dos dados comportamentais por algoritmos preditivos, da mesma
forma que a manipulação de comportamento através da alta exposição de dados
pessoais. A partir da verificação, conclui-se a necessidade de capacitar professores e
alunos quanto ao uso ético e consciente das redes sociais e IA, para se criar o senso
crítico.
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SILVA, André Freitas. A interferência da inteligência artificial na tomada de decisão dos estudantes e o papel da educação na formação crítica. 2025. Artigo Acadêmico (Pós-graduação em Infomática na Educacação) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP. 2025.
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