Gamificação na educação na região norte do Brasil: uma análise bibliográfica de teses e dissertações (2015 2025)

Resumo

Este estudo analisou a produção acadêmica sobre gamificação na educação na região Norte entre 2015 e 2025. A pesquisa quali-quantitativa seguiu uma revisão bibliográfica sistemática, utilizando dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram considerados trabalhos publicados no recorte temporal e geográfico que abordassem a aplicação educacional da gamificação. A pesquisa revelou que, nos últimos 10 anos, apenas 22 dissertações sobre gamificação na educação foram identificadas na BDTD, com foco majoritário em disciplinas como química, matemática e ciências. Apesar do potencial para aumentar o engajamento e o desempenho dos alunos, desafios como infraestrutura inadequada e insuficiência na formação docente ainda limitam sua aplicação. A maior concentração de publicações ocorre no Sudeste e Sul, enquanto o Norte possui baixa representatividade, destacando desigualdades regionais na produção acadêmica. Palavras-chave: gamificação; educação; região norte.

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QUARIGUAZI, Vinícius Viegas; RODRIGUES, Andrew Hemerson Galeno. Gamificação na educação na região Norte do Brasil: uma análise bibliográfica de teses e dissertações (2015–2025). IOSR Journal of Business and Management (IOSR-JBM), v. 27, n. 5, ser. 4, p. 45–52, maio 2025. DOI: 10.9790/487X-2705044552.

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