Perfil do aluno da educação a distância: um estudo no Centro de Referência em Educação a Distância de Pedra Branca do Amapari - Amapá
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A educação a distância (EaD) desempenhou um papel importante na democratização do ensino, ampliando o acesso de diferentes grupos sociais à educação formal. Este projeto investigou o perfil e os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos subsequentes em Meio Ambiente e Administração, ofertados na modalidade EaD pelo Centro de Referência de Pedra Branca do Amapari, vinculado ao Campus Agrícola Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (IFAP). O objetivo geral foi identificar e analisar o perfil e as dificuldades enfrentadas pelos discentes, considerando a inclusão digital e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem como fatores centrais. A metodologia adotada foi qualitativa, com caráter descritivo e transversal. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados. Aplicados aos calouros dos cursos mencionados. Os resultados da pesquisa evidenciaram lacunas tecnológicas e pedagógicas, como a baixa familiaridade com ferramentas digitais, dificuldades de acesso à infraestrutura tecnológica e a necessidade de suporte pedagógico na plataforma AVA. Identificou-se que 39,5% dos estudantes apresentaram dificuldades em utilizar as plataformas digitais, apontando para a necessidade de intervenções educativas. Com base nesses achados, foi desenvolvida e aprovada uma proposta de ensino denominada de Programa de Mentoria Mentoreando. Essa iniciativa tem como objetivo capacitar os alunos para o uso eficaz de ferramentas digitais e do ambiente virtual de aprendizagem utilizada pela unidade de ensino. Os resultados mostraram melhorias significativas no engajamento dos discentes, aumento na autonomia no ambiente virtual de aprendizagem e maior motivação para a permanência e êxito. Este estudo reforça a importância de investimentos em letramento digital e suporte pedagógico como ferramentas essenciais para inclusão social e redução da evasão escolar na EaD. A aplicabilidade do programa Mentoreando demonstra que estratégias educativas personalizadas podem contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação em contextos remotos e desafiadores.
Descrição
Palavras-chave
Citação
CARVALHO, Orian Vasconcelos. Perfil do aluno da Educação a distância: um estudo no Centro de Referência em Educação a Distância de Pedra Branca do Amapari-Amapá. 2024. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica)-Instituto Federal do Amapá, Macapá–AP, 2024.
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto