Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/786
Tipo: Dissertação
Título: Desafios docentes no processo de inclusão do aluno com deficiência auditiva no Ifap
Autor(es): NOBRE, Vera Lúcia Silva de Souza
Primeiro Orientador: BASTOS, Argemiro Midonês
metadata.dc.contributor.advisor-co1: DIAS, Klenilmar Lopes
Resumo: Esta pesquisa possui como temática os desafios docentes no processo de inclusão do aluno com deficiência auditiva no IFAP. Levanta-se a questão problema: quais os desafios docentes no processo de ensino e aprendizagem do aluno que possui deficiência auditiva? A pesquisa objetivou analisar os desafios docentes no processo de ensino e aprendizagem do aluno que possui deficiência auditiva. Em perspectiva metodológica, trata-se um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados usado foi o questionário semiestruturado. Os dados foram sistematizados por meio de quadros feitos em editor de textos. Os sujeitos da pesquisa foram 08 educadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) – Campus Laranjal do Jari. O texto está organizado em 5 (cinco) seções. Na seção 01, Introdução, está o tema da pesquisa, o problema, e os objetivos da dissertação. Na seção 02, Referencial Teórico, é discutida teoricamente as práticas educativas voltadas para a inclusão do aluno com deficiência auditiva, as dificuldades docentes na inclusão do aluno surdo e o ritmo de aprendizagem do estudante com deficiência auditiva. A seção 03, Metodologia, esclarece os fundamentos Teóricos e metodológicos usados na pesquisa. Na seção 04, Resultados e Discussão, explicitam-se os dados encontrados por meio da pesquisa. Na seção 05, Considerações Finais, são realizadas uma retomada aos principais dados da pesquisa. Os Resultados evidenciam que o processo de inclusão educacional de alunos com deficiência auditiva no IFAP, constitui-se como um desafio que possui diversos complicadores tais como falta de formação de professores na área da educação inclusiva ou a necessidade de recursos pedagógicos, o produto educacional cartilha de orientação aos professores tem como finalidade contribuir com o processo de aprendizagem de aluno com o grau de surdez severo. Dentre os principais desafios docentes foram apontados: (1) Termos técnicos em Libras; (2) Adequação de material didático; (3) Comunicação; (4) Processo de ensino aprendizagem; (5) LIBRAS e formação docente e (6) Medo e insegurança. Assim, concluem-se que tanto os professores quanto os estudantes com deficiência auditiva precisam interagir por meio da comunicação oral ou visual espacial.
Abstract: This research has as its theme the teaching challenges in the process of inclusion of students with hearing impairment in IFAP. The problem question arises: what are the teaching challenges in the teaching and learning process of the student who has hearing impairment? The research aimed to analyze the teaching challenges in the teaching and learning process of the student who has hearing impairment. From a methodological perspective, this is a descriptive case study with a qualitative approach. The data collection instrument used was the semi-structured questionnaire. The data were systematized through tables made in a text editor. The research subjects were 08 educators from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP) – Campus Laranjal do Jari. The text is organized into 5 (five) sections. In section 01, Introduction, is the research theme, the problem, and the objectives of the dissertation. Section 02, Theoretical Framework, theoretically discusses educational practices aimed at the inclusion of students with hearing impairments, teaching difficulties in including deaf students and the learning pace of students with hearing impairments. Section 03, Methodology, clarifies the theoretical and methodological foundations used in the research. In section 04, Results and Discussion, the data found through the research are explained. In section 05, Final Considerations, the main data of the research are resumed. The results show that the process of educational inclusion of students with hearing impairment in the IFAP constitutes a challenge that has several complicating factors such as lack of teacher training in the area of inclusive education or the need for pedagogical resources, the educational product booklet guidance for teachers aims to contribute to the learning process of students with a severe degree of deafness. Among the main teaching challenges were pointed out: (1) Technical terms in Libras; (2) Adequacy of didactic material; (3) Communication; (4) Teaching-learning process; (5) LIBRAS and teacher training and (6) Fear and insecurity. Thus, it is concluded that both teachers and students with hearing impairment need to interact through oral or visual spatial communication.
Palavras-chave: Educação inclusiva - Ifap
Docência - ensino e aprendizagem
Deficiência auditiva
Inclusive education - Ifap
Teaching - teaching and learning
Hearing impairment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: NOBRE, Vera Lúcia Silva de Souza. Desafios docentes no processo de inclusão do aluno com deficiência auditiva no Ifap. 2023. 103p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/786
Data do documento: 28-Abr-2023
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOBRE (2023) - Desafios docentes no processo de inclusão.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons