Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/766
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Possibilidades de letramento literário na formação de alunos leitores de duas turmas da 1ª série do ensino médio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá - campus Macapá
Autor(es): ANDRADE, Adriana de Melo
ARAÚJO, Noelly Lorena de Jesus
Primeiro Orientador: DUARTE, Gildma Ferreira Galvão
Resumo: A presente pesquisa tem como foco encontrar possíveis caminhos para utilizar o letramento literário como ferramenta para formação de leitores no ensino médio, mais especificamente das turmas de primeira série de Edificações e Química, do IFAP-Campus Macapá. Para tal, buscou-se identificar as teorias voltadas ao letramento literário, além de analisar as sequências básica e expandida de Cosson (2011) e verificar a possibilidade da prática de leitura literária em oficinas de leitura no ambiente escolar para formação de leitores. Nesse sentido, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre letramento literário, e após escolher e observar as duas turmas, as pesquisadoras desenvolveram uma sequência expandida (Cosson, 2011) por meio de uma oficina na qual os alunos fizeram a leitura e a interpretação do conto “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles, além de elaborarem em grupo performances acerca da obra e serem levados a expandir essa leitura. Com isso, este trabalho tem natureza exploratória e se apresenta no formato de pesquisa-ação, com caráter quantitativo e qualitativo. E os resultados puderam revelar as maiores dificuldades e pontos fortes da metodologia aplicada em sala, visando a formação de leitores no ensino médio.
Abstract: The present research focuses on finding possible ways to use literary literacy as a tool for reader education in high school, more specifically in the first grade classes of Edificações and Química, of IFAP-Campus Macapá. To this end, we sought to identify the theories of literary literacy, analyze the basic and expanded sequences of Cosson (2011) and verify the possibility of literary reading practice in reading workshops in the school environment for the formation of readers. In this sense, initially a bibliographic research on literary literacy was carried out, and after choosing and observing the two classes, the researchers developed an expanded sequence (Cosson 2011) through a workshop in which the students read and interpreted the short story "Venha ver o pôr do sol", by Lygia Fagundes Telles, and elaborated in groups, performances about the work and were led to expand this reading. Thus, this work has an exploratory nature and is also presented in the format of action research, with a quantitative and qualitative character. And the results could reveal the biggest difficulties and strong points of the methodology applied in the classroom, aiming at the formation of readers in high school.
Palavras-chave: Letramento literário
Oficina de leitura
Formação de leitores
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Letras Português/Inglês
Citação: ANDRADE, Adriana de Melo; ARAÚJO, Noelly Lorena de Jesus. Possibilidades de letramento literário na formação de alunos leitores de duas turmas da 1ª série do ensino médio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá - campus Macapá. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/766
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRADE, ARAÚJO (2022) - Possibilidades de letramento.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons