Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/522
Tipo: Dissertação
Título: O estudo da prática pedagógica interdisciplinar no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá – campus Macapá
Autor(es): GUEDES, Luygo Sarmento
Primeiro Orientador: BASTOS, Argemiro Midonês
Resumo: Com base no surgimento de novas dinâmicas pedagógicas, que buscam reformular as relações de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prática pedagógica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existência de práticas pedagógicas interdisciplinares nos cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá/Campus Macapá. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à análise documental dos Planos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Macapá e à investigação sobre a submissão de Projetos de Ensino que versem sobre a temática interdisciplinar. Ocorreu também a aplicação de questionário aos docentes dos cursos do Ensino Médio Integrado. O questionário foi o documento que auxiliou a análise acerca da aplicação de práticas pedagógicas interdisciplinares em sala de aula, servindo também como base para verificar a opinião dos docentes sobre as potencialidades e/ou limitações que a execução de tais práticas encontra no Campus Macapá. Através dos resultados pode-se constatar que existem limitações de várias ordens (estruturais e formativas), que contribuem para que as práticas interdisciplinares ainda sejam pouco trabalhadas no Ensino Médio Integrado do IFAP/Campus Macapá.
Abstract: With the emergence of new pedagogical dynamics, which aim to to reformulate the relations of teaching-learning still very much characterized by the rigidity of traditional teaching, the pedagogic practice of interdisciplinary stamp is highlighted in this research. The present study had as objective to investigate the existence of interdisciplinary pedagogic practices in the Integrated High School courses of Instituto Federal do Amapá/Campus Macapá. In order to achieve the objective proposed the research was defined by the qualitative approach, proceeding to document analysis of the Pedagogic Plans of Technical Courses in Campus Macapá and to the investigation on the submission of Teaching Projects that versed on the interdisciplinary thematic. It also took place the application of questionnaire to the teachers belonging to the courses of the Integrated High School. The survey was the document that helped the analysis towards the application of interdisciplinary pedagogic practices in classes, also serving as basis to verify the teachers' opinions about the potentialities and/or limitations that the execution of such practices meets in Campus Macapá. By the results it is possible to verify the existence of limitations of several orders (structural and formative), which contribute to the interdisciplinary practices being still little used in Integrated High School of IFAP/Campus Macapá.
Palavras-chave: Ferramentas de ensino
Práticas educacionais
Interdisciplinariedade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: GUEDES, Luygo Sarmento. O estudo da prática pedagógica interdisciplinar no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá – campus Macapá. 2021. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, Ap, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/522
Data do documento: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUEDES (2021) - O Estudo da Prática Pedagógica.pdf791,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons