Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/499
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: A usabilidade do podcast como suporte para a construção de conhecimento no ensino de química
Autor(es): MATTOS, Mayná da Silva
Primeiro Orientador: ARAÚJO, Pedro Henrique Fauro de
Resumo: O Podcast pode ser entendido como uma ferramenta digital com um grande potencial para despertar práticas de produção e consumo de conhecimento. Este recurso pode ser aplicado no contexto escolar tanto para ser visto, ouvido ou produzido, permitindo uma participação mais ativa dos alunos na sua construção de conhecimentos. Considerando que o significado dos conceitos químicos é construído através da interação social e ressignificados pelos indivíduos, este artigo buscou analisar a viabilidade do uso da ferramenta Podcast na educação como forma de tornar o processo de ensino/aprendizagem de Química contextualizado, dinâmico e significativo frente às exigências educacionais emergenciais. Para tanto, foi feito um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa exploratória por meio de pesquisa bibliográfica no Portal de Periódicos da Capes e Scielo tendo como palavras-chave os termos Ensino de Química e Podcast. Os artigos analisados foram categorizados de acordo com as potencialidades pedagógicas, dificuldades e desafios, fatores impeditivos para sua produção e utilização como material didático. Os resultados mostraram que as tecnologias digitais criaram um novo cenário para o ensino e a aprendizagem através da informação instantânea, transformando a natureza das ferramentas disponíveis para pensar, agir e expressar. Nesse sentido, conclui-se que o Podcast está inserido nas novas metodologias de ensino, sendo empregado como ferramenta complementar que auxilia tanto na educação a distância, como no incentivo a pesquisa, discussão sobre temas relevantes e compreensão de conceitos, em especial, dos conceitos de química.
Abstract: The podcast can be understood as a digital tool with great potential to awaken knowledge production and consumption practices. This resource can be applied in the school context to be seen or heard, as produced, allowing more active participation of students in their knowledge construction. Considering that the meaning of chemical concepts is constructed through social interaction and re signified by individuals, this article sought to analyze the feasibility of using the Podcast tool in education as a way to make the teaching/learning process of Chemistry contextualized, dynamic, and meaningful in light of emergency educational requirements. Therefore, a bibliographic study was carried out with a qualitative exploratory approach through bibliographic research on the Capes and Scielo Journal Portal, having as keywords the terms Chemistry Teaching and Podcast. The articles analyzed were categorized according to their pedagogical potential, difficulties, and challenges, impeding factors for their production and use as teaching material. The results showed that digital technologies created a new scenario for teaching and learning through instant information, transforming the nature of the tools available for thinking, acting, and expressing. In this sense, it is concluded that the Podcast is inserted in new teaching methodologies, being used as a complementary tool that helps both in distance education, and in encouraging research, discussion on relevant topics, and understanding of concepts, in particular, the concepts of chemistry.
Palavras-chave: Podcast
Ensino de química
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Ensino de Química
Citação: MATTOS, Mayná da Silva. A usabilidade do podcast como suporte para a construção de conhecimento no ensino de química. 2021. 17f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/499
Data do documento: 8-Set-2021
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATTOS (2021) A usabilidade do podcast como suporte.pdf323,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons