Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/993
metadata.dc.type: Artigo Acadêmico
Title: Tecnologia assistiva: Possibilidades de inclusão para alunos com deficiência
metadata.dc.creator: TOSCANO, Naira Danielle Corrêa
metadata.dc.contributor.advisor1: CUNHA, Suany Rodrigues da
metadata.dc.description.resumo: Este artigo faz uma abordagem sobre as possibilidades da tecnologia assistiva numa perspectiva inclusiva, bem como suas aplicações práticas e o papel fundamental que desempenha na criação de ambientes educacionais verdadeiramente inclusivos. Tem como objetivo geral analisar em pesquisas científicas possibilidades de tecnologias assistivas para a inclusão de alunos com deficiência, assim como identificar como as tecnologias assistivas digitais são essenciais para o ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência e como a tecnologia assistiva é utilizada para promover a inclusão e tornar o aprendizado mais acessível para alunos com deficiência. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico, por meio de pesquisa complementares, mais especificamente artigos científicos, revistas acadêmicas, livros que abordaram sobre o tema, utilizando as palavras-chave: tecnologia assistiva, pessoa com deficiência e aprendizagem. Os resultados da pesquisa apontam que a tecnologia assistiva desempenha um papel vital na construção de uma sociedade mais inclusiva, proporcionando oportunidades iguais para todos e nessa perspectiva entende-se que a tecnologia é uma ferramenta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem para a educação inclusiva social.
Abstract: This article looks at the possibilities of assistive technology from an inclusive perspective, as well as its practical applications and the fundamental role it plays in creating truly inclusive educational environments. Its general objective is to analyze the possibilities of assistive technologies for the inclusion of students with disabilities in scientific research, as well as to identify how digital assistive technologies are essential for the teaching and learning of students with disabilities and how assistive technology is used to promote inclusion and make learning more accessible for students with disabilities. In order to carry out this research, we opted to conduct a bibliographical survey, using complementary research, more specifically scientific articles, academic journals and books on the subject, using the keywords: assistive technology, people with disabilities and learning. The results of the research show that assistive technology plays a vital role in building a more inclusive society, providing equal opportunities for all and from this perspective it is understood that technology is a facilitating tool for the teaching-learning process for socially inclusive education.
Keywords: aluno
tecnologia assistiva
inclusão
deficiência
student
technology assistive
inclusion
disability
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citation: TOSCANO, Naira Danielle Corrêa. Tecnologia assistiva: Possibilidades de inclusão para alunos com deficiência. 2024. 14f. Artigo Acadêmico (Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/993
Issue Date: 28-Feb-2024
Appears in Collections:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TOSCANO (2024)- Tecnologia assistiva possibilidades de inclusão.pdf287,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.