Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/993
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | CUNHA, Suany Rodrigues da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3934539441318645 | pt_BR |
dc.creator | TOSCANO, Naira Danielle Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T15:31:35Z | - |
dc.date.available | 2024-02-28 | - |
dc.date.available | 2024-07-22T15:31:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.citation | TOSCANO, Naira Danielle Corrêa. Tecnologia assistiva: Possibilidades de inclusão para alunos com deficiência. 2024. 14f. Artigo Acadêmico (Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/993 | - |
dc.description.abstract | This article looks at the possibilities of assistive technology from an inclusive perspective, as well as its practical applications and the fundamental role it plays in creating truly inclusive educational environments. Its general objective is to analyze the possibilities of assistive technologies for the inclusion of students with disabilities in scientific research, as well as to identify how digital assistive technologies are essential for the teaching and learning of students with disabilities and how assistive technology is used to promote inclusion and make learning more accessible for students with disabilities. In order to carry out this research, we opted to conduct a bibliographical survey, using complementary research, more specifically scientific articles, academic journals and books on the subject, using the keywords: assistive technology, people with disabilities and learning. The results of the research show that assistive technology plays a vital role in building a more inclusive society, providing equal opportunities for all and from this perspective it is understood that technology is a facilitating tool for the teaching-learning process for socially inclusive education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo faz uma abordagem sobre as possibilidades da tecnologia assistiva numa perspectiva inclusiva, bem como suas aplicações práticas e o papel fundamental que desempenha na criação de ambientes educacionais verdadeiramente inclusivos. Tem como objetivo geral analisar em pesquisas científicas possibilidades de tecnologias assistivas para a inclusão de alunos com deficiência, assim como identificar como as tecnologias assistivas digitais são essenciais para o ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência e como a tecnologia assistiva é utilizada para promover a inclusão e tornar o aprendizado mais acessível para alunos com deficiência. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por realizar uma pesquisa de cunho bibliográfico, por meio de pesquisa complementares, mais especificamente artigos científicos, revistas acadêmicas, livros que abordaram sobre o tema, utilizando as palavras-chave: tecnologia assistiva, pessoa com deficiência e aprendizagem. Os resultados da pesquisa apontam que a tecnologia assistiva desempenha um papel vital na construção de uma sociedade mais inclusiva, proporcionando oportunidades iguais para todos e nessa perspectiva entende-se que a tecnologia é uma ferramenta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem para a educação inclusiva social. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Naira Toscano (naira-danielle@hotmail.com) on 2024-03-27T20:04:28Z No. of bitstreams: 1 Toscano 2024 (Aluno; Tecnologia assistiva; Inclusão; Deficiência)..pdf: 1884385 bytes, checksum: dcf5dff3b7f904cd8c63ec610b065533 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Orientações já enviadas, fazer um depósito por vez. on 2024-04-01T12:13:53Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Naira Toscano (naira-danielle@hotmail.com) on 2024-05-14T11:23:38Z No. of bitstreams: 1 Toscano 2024 (Aluno; Tecnologia assistiva; Inclusão; Deficiência)..pdf: 1876524 bytes, checksum: f9a7a287e578d8214a8e330135bbfbd1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Naira Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu Artigo. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Título em caixa baixa, com exceção da primeira letra e de nomes próprios; 2- colocar nomes de autora e orientadora completos em seus campos, iniciando pelo sobrenome em caixa alta; 3- colocar o Abstract; 4- palavras-chave, colocar uma por vez, clicando em adicionar mais +, e ainda devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 5- citação, segue ex. abaixo: SALDANHA, José Sandro Sousa. Tecnologias assistivas na educação inclusiva: aplicativo no auxílio do transtorno do espectro do autismo. 2022. 17f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2022. 6- renomear o arquivo PDF, segue ex: SOBRENOME (2023) - Três primeiras palavras do título VASCONCELOS (2023) - Prática docente no ensino Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Você deve utilizar o Guia a partir da folha 54 a 61, que mostra toda a estrutura do artigo acadêmico, ou UTILIZE o Template de Artigo, disponível em “Documentos úteis”, para configurar seu trabalho. 2- palavras-chave e keywords, e devem ser grafadas com iniciais em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos; a segunda linha da seção deverá alinhar-se a baixo da primeira letra da primeira linha, de modo que o indicador numérico de destaque ver seção 2 e seção 3 do trabalho. 3- Referências, corrija a primeira referência, o destaque é após o In, colocar em caixa alta a autoria BRASIL, corrigir autorias que levam FILHO no sobrenome, referências de periódico, o que se destaca é o título do periódico, veja modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Verifiquei que todas essas correções foram solicitas anteriormente à você no dia 01/04/24, e não foram feitas, por gentileza corrija, para que seu trabalho seja aceito. Informo que é de responsabilidade do discente enviar o trabalho na formatação correta, de acordo com as orientações do Guia. Após essas correções, submeta a um novo depósito. on 2024-06-28T11:51:25Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Naira Toscano (naira-danielle@hotmail.com) on 2024-07-22T14:08:59Z No. of bitstreams: 1 TOSCANO (2024)- Tecnologia assistiva possibilidades de inclusão.pdf: 294324 bytes, checksum: 5e92c12fe98696e62d1575632d63659a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br) on 2024-07-22T15:31:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TOSCANO (2024)- Tecnologia assistiva possibilidades de inclusão.pdf: 294324 bytes, checksum: 5e92c12fe98696e62d1575632d63659a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-22T15:31:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TOSCANO (2024)- Tecnologia assistiva possibilidades de inclusão.pdf: 294324 bytes, checksum: 5e92c12fe98696e62d1575632d63659a (MD5) Previous issue date: 2024-02-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Informática na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | aluno | pt_BR |
dc.subject | tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | inclusão | pt_BR |
dc.subject | deficiência | pt_BR |
dc.subject | student | pt_BR |
dc.subject | technology assistive | pt_BR |
dc.subject | inclusion | pt_BR |
dc.subject | disability | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Tecnologia assistiva: Possibilidades de inclusão para alunos com deficiência | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TOSCANO (2024)- Tecnologia assistiva possibilidades de inclusão.pdf | 287,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.