Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/985
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Possibilidades de utilização do aplicativo Botanica Morfologica no processo de ensino de Botânica na Educação Superior
Título(s) alternativo(s): Possibilities of Using the Botanica Morfologica Application in the Botanica Teaching Process in Higher Education
Autor(es): LUZ, Sandy Pacheco da
Primeiro Orientador: SOUZA, Helington Franzotti Araújo de
Resumo: O uso de smartphones na educação tem se tornado uma ferramenta valiosa, onipresente e que possui recursos multifuncionais que oferecem uma infinidade de oportunidades educacionais, transformando a maneira como os estudantes aprendem e os educadores ensinam. Entre os recursos disponíveis estão os aplicativos voltados para o processo de ensino e aprendizagem, neste contexto, o presente trabalho tem como proposta demonstrar a aplicabilidade e as potencialidades do aplicativo Botanica Morfologica a partir dos dispositivos móveis, como por exemplo o smartphone, no processo de ensino de Botânica. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico visando contextualizar o ensino de Botânica, com locus de estudo no ensino superior. Foram explorados todos os recursos presentes no aplicativo, e notou-se que seu uso pode ser um diferencial em sala de aula, pois as ferramentas disponíveis facilitam a compreensão e fixação dos termos botânicos a partir da visualização de imagens e de notas explicativas, destaca-se também que a possibilidade de jogar de forma individual ou em grupo, torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e agradável.
Abstract: The use of smartphones in education has become a valuable, ubiquitous tool with multifunctional features that offer a multitude of educational opportunities, transforming the way students learn and educators teach. Among the available resources are applications aimed at the teaching and learning process, in this context, the present work aims to demonstrate the applicability and potential of the Botanica Morfologica application from mobile devices, such as smartphones, in the process of Botany teaching. To this end, a bibliographical survey was carried out to contextualize the teaching of Botany, with a locus of study in higher education. All the resources present in the application were explored, and it was noted that their use can be a differentiator in the classroom, as the available tools facilitate the understanding and fixation of botanical terms by viewing images and explanatory notes, highlighting the possibility of playing individually or in groups that makes the learning process more dynamic and enjoyable.
Palavras-chave: Dispositivos móveis
Ensino de botânica
Tecnologias educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática
Citação: LUZ, Sandy Pacheco da. Possibilidades de utilização do aplicativo Botanica Morfologica no processo de ensino de Botânica na Educação Superior. 2024. 16f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/985
Data do documento: 22-Fev-2024
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUZ (2024) – Possibilidades de utilização do aplicativo.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.