Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/985
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Helington Franzotti Araújo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0930781633592132 | pt_BR |
dc.creator | LUZ, Sandy Pacheco da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1483229707752494 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T11:07:27Z | - |
dc.date.available | 2024-07-15 | - |
dc.date.available | 2024-07-15T11:07:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.identifier.citation | LUZ, Sandy Pacheco da. Possibilidades de utilização do aplicativo Botanica Morfologica no processo de ensino de Botânica na Educação Superior. 2024. 16f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/985 | - |
dc.description.abstract | The use of smartphones in education has become a valuable, ubiquitous tool with multifunctional features that offer a multitude of educational opportunities, transforming the way students learn and educators teach. Among the available resources are applications aimed at the teaching and learning process, in this context, the present work aims to demonstrate the applicability and potential of the Botanica Morfologica application from mobile devices, such as smartphones, in the process of Botany teaching. To this end, a bibliographical survey was carried out to contextualize the teaching of Botany, with a locus of study in higher education. All the resources present in the application were explored, and it was noted that their use can be a differentiator in the classroom, as the available tools facilitate the understanding and fixation of botanical terms by viewing images and explanatory notes, highlighting the possibility of playing individually or in groups that makes the learning process more dynamic and enjoyable. | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso de smartphones na educação tem se tornado uma ferramenta valiosa, onipresente e que possui recursos multifuncionais que oferecem uma infinidade de oportunidades educacionais, transformando a maneira como os estudantes aprendem e os educadores ensinam. Entre os recursos disponíveis estão os aplicativos voltados para o processo de ensino e aprendizagem, neste contexto, o presente trabalho tem como proposta demonstrar a aplicabilidade e as potencialidades do aplicativo Botanica Morfologica a partir dos dispositivos móveis, como por exemplo o smartphone, no processo de ensino de Botânica. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico visando contextualizar o ensino de Botânica, com locus de estudo no ensino superior. Foram explorados todos os recursos presentes no aplicativo, e notou-se que seu uso pode ser um diferencial em sala de aula, pois as ferramentas disponíveis facilitam a compreensão e fixação dos termos botânicos a partir da visualização de imagens e de notas explicativas, destaca-se também que a possibilidade de jogar de forma individual ou em grupo, torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e agradável. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Sandy Luz (sandydaluz1712@gmail.com) on 2024-05-16T15:15:40Z No. of bitstreams: 1 LUZ (2024) - Possibilidades de Utilização do Aplicativo Botanica Morfologica no Processo de Ensino de Botânica na Educação Superior.pdf: 3898521 bytes, checksum: dbfff13f17e366ff7b327ff600321d99 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Sandy Luz Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu Artigo. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- colocar nome do autor e orientador completos, e sobrenomes em caixa alta; 2- palavras-chave, devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 3- colocar CNPq apenas uma vez; 4- editor colocar: Instituto Federal do Amapá; 5- renomear o arquivo PDF: SOBRENOME (2023) - Três primeiras palavras do título LUZ (2024) – Possibilidades de utilização do aplicativo 6- descrição não preencher Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- corrigir formatação de todas figuras, Figura 1. , fica: Figura 1- (colocar traço e não ponto); 2- verifiquei que nas fontes das figuras, você colocou: Os autores, coleque no singular, sendo que o trabalho tem só uma autora; 3- referências: - subtítulo NÃO se destaca; - não se colocar a palavra editora na imprenta; - corrigir: ed. 2, correto: 2.ed. (fazer correção em todos que estiverem errados); e ainda edição vem após o título, corrija também; - veja modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Informo que é de responsabilidade do discente enviar o trabalho na formatação correta, de acordo com as orientações do Guia. Coloque o trabalho todo no padrão do Guia, após essas correções, faça um novo depósito. on 2024-07-02T09:16:39Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Sandy Luz (sandydaluz1712@gmail.com) on 2024-07-10T17:06:37Z No. of bitstreams: 1 LUZ (2024) – Possibilidades de utilização do aplicativo.pdf: 3903198 bytes, checksum: fac4ff71a4b2cc34a69a9f318d07c190 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Sandy! Solicito os seguintes ajustes: 1 - retirar as páginas da capa e sumários, pois em se tratando de artigo esses elementos não existem. Acompanhe o modelo de estrutura de artigo no Guia de formatação, disponível na página do Repositório; 2 - na página 6 do artigo, a legenda da figura 1 ficou deslocada na página. Você deve baixar a legenda para acompanhar a figura; 3 - mesma orientação com a figura 5 e 8; 4 - destacar em negrito toda a seção 6. Antes de fazer um novo depósito, faça uma revisão na estrutura do artigo para evitar que retorne novamente. on 2024-07-12T09:21:43Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Sandy Luz (sandydaluz1712@gmail.com) on 2024-07-12T14:34:42Z No. of bitstreams: 1 LUZ (2024) – Possibilidades de utilização do aplicativo.pdf: 3898244 bytes, checksum: 8409a9801cc73b690c62ba3db8de15ad (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2024-07-15T11:07:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUZ (2024) – Possibilidades de utilização do aplicativo.pdf: 3898244 bytes, checksum: 8409a9801cc73b690c62ba3db8de15ad (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-15T11:07:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUZ (2024) – Possibilidades de utilização do aplicativo.pdf: 3898244 bytes, checksum: 8409a9801cc73b690c62ba3db8de15ad (MD5) Previous issue date: 2024-02-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.subject | Ensino de botânica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Possibilidades de utilização do aplicativo Botanica Morfologica no processo de ensino de Botânica na Educação Superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Possibilities of Using the Botanica Morfologica Application in the Botanica Teaching Process in Higher Education | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Campus Macapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUZ (2024) – Possibilidades de utilização do aplicativo.pdf | 3,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.