Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/983
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | A importância da usabilidade da linguagem de programação scratch na formação dos professores: análise documental e acadêmica dos licenciandos nos cursos de licenciaturas do IFAP - Campus Macapá |
Título(s) alternativo(s): | The importance of the usability of the scratch programming language in teacher training: documentary and academic analysis of undergraduates in IFAP degree courses - Macapá Campus |
Autor(es): | ROCHA, Dílan Moraes da Silva |
Primeiro Orientador: | LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | LIMA, Rosana do Socorro Campos |
Resumo: | Atualmente, há crescente interesse em utilizar novas tecnologias como recurso para ensinar outros conteúdos nos cursos de formação de professores, pois influenciam diretamente a prática profissional do egresso promovendo competências técnicas e habilidades que o ajudam no ensino e na resolução de problemas. Esta pesquisa estuda o uso da linguagem de programação nos cursos de licenciaturas do IFAP, campus Macapá, e dá destaque ao uso da ferramenta Scratch, uma linguagem de programação que visa ensinar lógica de programação, permitindo a criação de jogos, animações e histórias interativas utilizando plataforma simplificada e aprendizagem coletiva, superando desafios educacionais, podendo ser utilizada pelo futuro egresso em todas as ciências da educação. Como principais resultados se têm práticas da aprendizagem criativa na academia, elaboração de aulas interativas, lúdicas e divertidas, além do favorecimento da aprendizagem acadêmica. Destaca-se que dentre os cinco cursos pesquisados na formação docente, não há o emprego pedagógico de linguagens digitais, pelos licenciandos, conforme define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. |
Abstract: | Currently, there is growing interest in using programming languages as a resource for teaching other content in teacher training courses, as they directly influence the professional practice of graduates by promoting technical skills and abilities that help them in teaching and problem-solving. This research studies the use of programming languages in undergraduate courses at IFAP, Macapá campus, and highlights the use of the Scratch tool, a programming language that aims to teach programming logic, allowing the creation of games, animations and interactive stories using a simplified platform and collective learning, overcoming educational challenges, and can be used by future graduates in all educational sciences. The main results are creative learning practices in academia, the creation of interactive, playful and fun classes, and the promotion of academic learning. It is noteworthy that among the five courses surveyed in teacher training, there is no pedagogical use of digital languages by undergraduates, as defined by the National Curriculum Guidelines for the Initial Training of Teachers for Basic Education. |
Palavras-chave: | Linguagem de programação Scratch Formação de professores Programming language Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós graduação em Informática na Educação |
Citação: | ROCHA, Dílan Moraes da Silva. A importância da usabilidade da linguagem de programação Scratch na formação dos professores: análise documental e acadêmica dos Licenciandos nos Cursos de Licenciaturas do IFAP 2024. 13f. Artigo acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/983 |
Data do documento: | 8-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROCHA (2024) - A importância da usabilidade da linguagem.pdf | 538,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons