Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/983
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: A importância da usabilidade da linguagem de programação scratch na formação dos professores: análise documental e acadêmica dos licenciandos nos cursos de licenciaturas do IFAP - Campus Macapá
Título(s) alternativo(s): The importance of the usability of the scratch programming language in teacher training: documentary and academic analysis of undergraduates in IFAP degree courses - Macapá Campus
Autor(es): ROCHA, Dílan Moraes da Silva
Primeiro Orientador: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: LIMA, Rosana do Socorro Campos
Resumo: Atualmente, há crescente interesse em utilizar novas tecnologias como recurso para ensinar outros conteúdos nos cursos de formação de professores, pois influenciam diretamente a prática profissional do egresso promovendo competências técnicas e habilidades que o ajudam no ensino e na resolução de problemas. Esta pesquisa estuda o uso da linguagem de programação nos cursos de licenciaturas do IFAP, campus Macapá, e dá destaque ao uso da ferramenta Scratch, uma linguagem de programação que visa ensinar lógica de programação, permitindo a criação de jogos, animações e histórias interativas utilizando plataforma simplificada e aprendizagem coletiva, superando desafios educacionais, podendo ser utilizada pelo futuro egresso em todas as ciências da educação. Como principais resultados se têm práticas da aprendizagem criativa na academia, elaboração de aulas interativas, lúdicas e divertidas, além do favorecimento da aprendizagem acadêmica. Destaca-se que dentre os cinco cursos pesquisados na formação docente, não há o emprego pedagógico de linguagens digitais, pelos licenciandos, conforme define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica.
Abstract: Currently, there is growing interest in using programming languages as a resource for teaching other content in teacher training courses, as they directly influence the professional practice of graduates by promoting technical skills and abilities that help them in teaching and problem-solving. This research studies the use of programming languages in undergraduate courses at IFAP, Macapá campus, and highlights the use of the Scratch tool, a programming language that aims to teach programming logic, allowing the creation of games, animations and interactive stories using a simplified platform and collective learning, overcoming educational challenges, and can be used by future graduates in all educational sciences. The main results are creative learning practices in academia, the creation of interactive, playful and fun classes, and the promotion of academic learning. It is noteworthy that among the five courses surveyed in teacher training, there is no pedagogical use of digital languages by undergraduates, as defined by the National Curriculum Guidelines for the Initial Training of Teachers for Basic Education.
Palavras-chave: Linguagem de programação
Scratch
Formação de professores
Programming language
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós graduação em Informática na Educação
Citação: ROCHA, Dílan Moraes da Silva. A importância da usabilidade da linguagem de programação Scratch na formação dos professores: análise documental e acadêmica dos Licenciandos nos Cursos de Licenciaturas do IFAP 2024. 13f. Artigo acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/983
Data do documento: 8-Fev-2024
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA (2024) - A importância da usabilidade da linguagem.pdf538,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons