Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/981
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A relevância das plataformas digitais no ensino de física para estudantes com surdez |
Autor(es): | NOGUEIRA JUNIOR, Olivio Fernandes |
Primeiro Orientador: | ALMEIDA, Willians Lopes de |
Resumo: | Esta pesquisa aborda o ensino de Física para estudantes surdos, destacando o papel das plataformas digitais e seus recursos na promoção da aprendizagem. O objetivo é analisar a importância dessas plataformas no ensino da disciplina Física para esse público. As justificativas incluem o Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015, que estabelece a promoção e garantia dos direitos das pessoas com deficiência, e a necessidade de desenvolver metodologias que atendam às necessidades específicas de pessoas surdas. A metodologia escolhida para direcionar esta investigação é com base na revisão bibliográfica, buscando nas bases indexadas do conhecimento estudos científicos que abordem sobre o tem. Conclui-se que plataformas como Scratch e PhET - Interactive Simulations têm potencial para contribuir significativamente para o ensino de física, dada sua interatividade, aspecto lúdico e intuitivo, podendo ser adaptadas para estudantes surdos. |
Abstract: | This research addresses the teaching of Physics to deaf students, highlighting the role of digital platforms and their resources in promoting learning. The objective is to analyze the importance of these platforms in teaching Physics to this audience. The justifications include the 2015 Statute of Persons with Disabilities, which establishes the promotion and guarantee of the rights of people with disabilities, and the need to develop methodologies that meet the specific needs of deaf people. The methodology chosen to direct this investigation is based on a bibliographical review, searching in indexed knowledge bases for scientific studies that address the topic. It is concluded that platforms such as Scratch and PhET - Interactive Simulations have the potential to contribute significantly to the teaching of physics, given their interactivity, playful and intuitive aspect, and can be adapted for deaf students. |
Palavras-chave: | educação especial special education aprendizagem learning surdez deafness |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA NATUREZA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Física |
Citação: | NOGUEIRA JUNIOR, Olivio Fernandes. A relevância das plataformas digitais no ensino de física para estudantes com surdez. 2024. 33f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/981 |
Data do documento: | 2-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NOGUEIRA JUNIOR ( 2024) - A Relevância das plataformas Digitais.pdf | 894,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons