Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/981
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A relevância das plataformas digitais no ensino de física para estudantes com surdez
Autor(es): NOGUEIRA JUNIOR, Olivio Fernandes
Primeiro Orientador: ALMEIDA, Willians Lopes de
Resumo: Esta pesquisa aborda o ensino de Física para estudantes surdos, destacando o papel das plataformas digitais e seus recursos na promoção da aprendizagem. O objetivo é analisar a importância dessas plataformas no ensino da disciplina Física para esse público. As justificativas incluem o Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015, que estabelece a promoção e garantia dos direitos das pessoas com deficiência, e a necessidade de desenvolver metodologias que atendam às necessidades específicas de pessoas surdas. A metodologia escolhida para direcionar esta investigação é com base na revisão bibliográfica, buscando nas bases indexadas do conhecimento estudos científicos que abordem sobre o tem. Conclui-se que plataformas como Scratch e PhET - Interactive Simulations têm potencial para contribuir significativamente para o ensino de física, dada sua interatividade, aspecto lúdico e intuitivo, podendo ser adaptadas para estudantes surdos.
Abstract: This research addresses the teaching of Physics to deaf students, highlighting the role of digital platforms and their resources in promoting learning. The objective is to analyze the importance of these platforms in teaching Physics to this audience. The justifications include the 2015 Statute of Persons with Disabilities, which establishes the promotion and guarantee of the rights of people with disabilities, and the need to develop methodologies that meet the specific needs of deaf people. The methodology chosen to direct this investigation is based on a bibliographical review, searching in indexed knowledge bases for scientific studies that address the topic. It is concluded that platforms such as Scratch and PhET - Interactive Simulations have the potential to contribute significantly to the teaching of physics, given their interactivity, playful and intuitive aspect, and can be adapted for deaf students.
Palavras-chave: educação especial
special education
aprendizagem
learning
surdez
deafness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA NATUREZA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Física
Citação: NOGUEIRA JUNIOR, Olivio Fernandes. A relevância das plataformas digitais no ensino de física para estudantes com surdez. 2024. 33f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/981
Data do documento: 2-Mar-2024
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOGUEIRA JUNIOR ( 2024) - A Relevância das plataformas Digitais.pdf894,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons