Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/941
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Educação à distância: o uso da ferramenta fórum de discussão na plataforma virtual Moodle
Título(s) alternativo(s): Distance education: the use of the discussion forum tool on the Moodle virtual platform
Autor(es): LUCAS, Ruti Irley da Costa
Primeiro Orientador: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
Resumo: Na modalidade de Educação à Distância (EAD) a aprendizagem está muito relacionada ao processo de colaboração entre os pares. Este artigo é resultado de um estudo que teve por objetivo demonstrar de que maneira a ferramenta pedagógica fórum de discussão na plataforma virtual moodle, está sendo utilizada como recurso pedagógico para construção da aprendizagem colaborativa em cursos de graduação EAD. É uma pesquisa básica, cuja finalidade é a geração de conhecimentos úteis para o avanço e melhorias no ensino à distância. Através de uma abordagem qualitativa, dados bibliográficos foram selecionados. O instrumento de coleta de dados utilizado para realização desta pesquisa foram questionários contendo perguntas abertas e fechadas aplicados, no polo Universidade Aberta do Brasil (UAB/EAD) no município de Santana- AP, aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Sociologia. Embasados nos fundamentos teóricos elencados realizou-se a análise e discussão dos dados coletados. Concluiu-se que a ferramenta fórum de discussão é de grande importância na construção da aprendizagem colaborativa na modalidade EAD, mas que para isso faz-se necessário maior engajamento, mudanças comportamentais quanto ao uso realizado pelos usuários, tanto alunos quanto professores/tutores.
Abstract: In the Distance Education (EAD) modality, learning is closely related to the process of collaboration between peers. This article is the result of a study that aimed to demonstrate how the Moodle virtual platform, through the pedagogical tool discussion forum, is being used as a pedagogical resource for the construction of collaborative learning in distance learning undergraduate courses. It is a basic research, whose purpose is the generation of useful knowledge for the advancement and improvements in distance learning. Through a qualitative approach, bibliographic data were selected. The data collection instrument used to carry out this research were questionnaires containing open and closed questions applied at the Open University of Brazil (UAB/EAD) in the municipality of Santana to the students of the Sociology Degree course at the Federal University of Amapá (UNIFAP). Based on the theoretical foundations listed, the analysis and discussion of the collected data was carried out. It was concluded that the discussion forum tool is of great importance in the construction of collaborative learning in the distance learning modality, but that for this it is necessary greater engagement, behavioral changes regarding the use made by users, both students and teachers/tutors.
Palavras-chave: educação à distância;
fórum de discussão;
plataforma moodle.
distance education;
discussion forum;
moodle platform.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: LUCAS, Ruti Irley da Costa. Educação à distância: o uso da ferramenta fórum de discussão na plataforma virtual moodle. 2024 9f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/941
Data do documento: 8-Fev-2024
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS (2024) Educação a Distância.pdf343,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons