Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/941
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | : https://orcid.org/0000-0002-2886-0702 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lsttes.cnpq.br3281668032776122 | pt_BR |
dc.creator | LUCAS, Ruti Irley da Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9043984557750077 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T16:43:47Z | - |
dc.date.available | 2024-04-01 | - |
dc.date.available | 2024-03-08T16:43:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
dc.identifier.citation | LUCAS, Ruti Irley da Costa. Educação à distância: o uso da ferramenta fórum de discussão na plataforma virtual moodle. 2024 9f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/941 | - |
dc.description.abstract | In the Distance Education (EAD) modality, learning is closely related to the process of collaboration between peers. This article is the result of a study that aimed to demonstrate how the Moodle virtual platform, through the pedagogical tool discussion forum, is being used as a pedagogical resource for the construction of collaborative learning in distance learning undergraduate courses. It is a basic research, whose purpose is the generation of useful knowledge for the advancement and improvements in distance learning. Through a qualitative approach, bibliographic data were selected. The data collection instrument used to carry out this research were questionnaires containing open and closed questions applied at the Open University of Brazil (UAB/EAD) in the municipality of Santana to the students of the Sociology Degree course at the Federal University of Amapá (UNIFAP). Based on the theoretical foundations listed, the analysis and discussion of the collected data was carried out. It was concluded that the discussion forum tool is of great importance in the construction of collaborative learning in the distance learning modality, but that for this it is necessary greater engagement, behavioral changes regarding the use made by users, both students and teachers/tutors. | pt_BR |
dc.description.resumo | Na modalidade de Educação à Distância (EAD) a aprendizagem está muito relacionada ao processo de colaboração entre os pares. Este artigo é resultado de um estudo que teve por objetivo demonstrar de que maneira a ferramenta pedagógica fórum de discussão na plataforma virtual moodle, está sendo utilizada como recurso pedagógico para construção da aprendizagem colaborativa em cursos de graduação EAD. É uma pesquisa básica, cuja finalidade é a geração de conhecimentos úteis para o avanço e melhorias no ensino à distância. Através de uma abordagem qualitativa, dados bibliográficos foram selecionados. O instrumento de coleta de dados utilizado para realização desta pesquisa foram questionários contendo perguntas abertas e fechadas aplicados, no polo Universidade Aberta do Brasil (UAB/EAD) no município de Santana- AP, aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Sociologia. Embasados nos fundamentos teóricos elencados realizou-se a análise e discussão dos dados coletados. Concluiu-se que a ferramenta fórum de discussão é de grande importância na construção da aprendizagem colaborativa na modalidade EAD, mas que para isso faz-se necessário maior engajamento, mudanças comportamentais quanto ao uso realizado pelos usuários, tanto alunos quanto professores/tutores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ruti Lucas (rutilucas@gmail.com) on 2024-02-13T12:03:16Z No. of bitstreams: 1 Artigo final Ruti.pdf: 349860 bytes, checksum: 4ae9000a9a879b1f07248bfaa8676df3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Ruti Irley, Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu Artigo. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações. 1- Tipo de trabalho, você deve colocar Artigo Acadêmico e não Trabalho de conclusão de curso, já que é uma pós-gradução; 2- título, em caixa alta, com exceção da primeira letra e de nomes próprios; 3- palavras-chave devem ser redigidas uma em cada campo diferente, pra que fiquem uma abaixo da outra; 4- nome do arquivo em PDF, faça correção, segue ex: SOBRENOME (2023) - Três primeiras palavras do título Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Data de apresentação é obrigatório colocar; 2- retirar o último ponto das subseções e seções: 2.3. , 2.4. , 3. , 3.1. , 3.2. , 3.3. , 4. , 5. 3- a subseção 2.4 , o título que possue mais de uma linha, a segunda linha deverá iniciar logo a baixo da primeira palavra, da primeira linha, de forma que o indicador numérico se destaque; 4- referências deve estar centralizado, por não ter número indicativo, e ainda sobre referências: - segunda referência, a abreviatura; (Org.) deve vir após a autoria, e não após o título; - quarta referência, documento jurídico, veja no guia o que fica em destaque; - sexta referência, subtítulo não se destaca; - revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Após essas correções, submeta a um novo depósito on 2024-02-15T18:09:48Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Ruti Lucas (rutilucas@gmail.com) on 2024-03-06T14:42:01Z No. of bitstreams: 1 LUCAS (2024) Educação à distância.pdf: 351400 bytes, checksum: 4b6369ce4f9ecbfeaacf81694dd8c777 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Ruti Irley, Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu Artigo. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações. 1- Palavras-chave redigir em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 2- em “Citar como”, você deve redigir a referência de Artigo, conforme a NBR 6023/2018. Corrigir citação, segue ex: SALDANHA, José Sandro Sousa. Tecnologias assistivas na educação inclusiva: aplicativo no auxílio do transtorno do espectro do autismo. 2022. 17f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2022. Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- referências: - sexta referência, subtítulo não se destaca, ainda falta corrigir; - revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Após essas correções, submeta a um novo depósito on 2024-03-07T09:19:37Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Ruti Lucas (rutilucas@gmail.com) on 2024-03-07T22:25:17Z No. of bitstreams: 1 LUCAS (2024) Educação a Distância.pdf: 351551 bytes, checksum: 7a0578397d2b6a5d8a92311d6bfcac54 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-03-08T16:43:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUCAS (2024) Educação a Distância.pdf: 351551 bytes, checksum: 7a0578397d2b6a5d8a92311d6bfcac54 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-08T16:43:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCAS (2024) Educação a Distância.pdf: 351551 bytes, checksum: 7a0578397d2b6a5d8a92311d6bfcac54 (MD5) Previous issue date: 2024-02-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Informática na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | educação à distância; | pt_BR |
dc.subject | fórum de discussão; | pt_BR |
dc.subject | plataforma moodle. | pt_BR |
dc.subject | distance education; | pt_BR |
dc.subject | discussion forum; | pt_BR |
dc.subject | moodle platform. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Educação à distância: o uso da ferramenta fórum de discussão na plataforma virtual Moodle | pt_BR |
dc.title.alternative | Distance education: the use of the discussion forum tool on the Moodle virtual platform | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCAS (2024) Educação a Distância.pdf | 343,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons