Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MAGALHÃES, Rudá Tavares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942689646720646pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CUNHA, Suany Rodrigues da-
dc.creatorSANTOS, Janderson Oliveira dos-
dc.creatorSANTOS, Juliane Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=05288FD04E4D1522DCD034D26265DB5C#pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T16:49:29Z-
dc.date.available2024-02-29-
dc.date.available2024-03-06T16:49:29Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Janderson Oliveira dos; SANTOS, Juliane Rodrigues dos. O impacto da Pandemia na aprendizagem da matemática na turma do 1º ano do Instituto Federal do Amapá - Câmpus Macapá.2024. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/931-
dc.description.abstractDuring the pandemic period, face-to-face classes were suspended as a result of Covid-19, which created a great challenge for students in the learning process. In view of this, the general objective of this work is to carry out a study on the impacts arising from the pandemic period on the learning process in the Mathematics discipline in 1st year high school classes at the Federal Institute of Amapá, Câmpus Macapá. This research focuses on the difficulties that students had to face during the remote teaching period, an adaptation so that classes could continue during this pandemic period. In this study, descriptive research with a quantitative approach was used, using an electronic questionnaire with 148 1st year students of the Chemistry, Computer Networks, Road, Mining and Buildings courses at IFAP, Câmpus Macapá. The three thematic axes identified in the research highlight the main difficulties faced by students during remote teaching. Firstly, difficulties in relation to Mathematics content emerge as a central challenge, increased by the already established reputation of the subject as difficult, intensified by the remote teaching process. Furthermore, the inability of students to clarify doubts due to the approach of synchronous and asynchronous classes, combined with the absence of the teacher, contributes to the complexity of learning. Difficulties related to the students themselves emerge as a critical factor, highlighting the difficulty of concentrating in remote classes, both for internal reasons and external factors. Finally, the general difficulties of learning in remote teaching, including obstacles in the use of technologies and adaptation to the remote teaching model itself, complete the panorama of adversities faced by students during this challenging period, making 95.9% of students opt for in-person teachingpt_BR
dc.description.resumoDurante o período pandêmico as aulas presenciais foram suspensas em consequência da Covid-19, o que acarretou em um grande desafio para os estudantes no processo de aprendizagem. À vista disso, o objetivo geral deste trabalho é realizar um estudo sobre os impactos advindos do período pandêmico no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática em turmas do 1° ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Amapá, Câmpus Macapá. Esta pesquisa debruça-se nas dificuldades que os estudantes tiveram de enfrentar durante o período de ensino remoto, uma adaptação para que aulas continuassem nesse período de pandemia. Neste estudo, utilizou-se a pesquisa descritiva e com abordagem quantitativa, por meio de questionário eletrônico com os 148 alunos do 1° ano dos cursos de Química, Redes de Computadores, Estrada, Mineração e Edificações IFAP, Câmpus Macapá. Os três eixos temáticos identificados na pesquisa destacam as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante o ensino remoto. Primeiramente, as dificuldades em relação aos conteúdos de Matemática surgem como um desafio central, acrescido pela reputação já estabelecida da disciplina como difícil, intensificada pelo processo remoto de ensino. Além disso, a impossibilidade dos estudantes em esclarecer dúvidas devido à abordagem das aulas síncronas e assíncronas, aliada à ausência do professor, contribui para a complexidade do aprendizado. As dificuldades relacionadas aos próprios alunos emergem como um fator crítico, evidenciando a dificuldade de concentração nas aulas remotas, tanto por questões internas quanto por fatores externos. Por fim, as dificuldades gerais da aprendizagem no ensino remoto, incluindo obstáculos na utilização das tecnologias e adaptação ao próprio modelo de ensino remoto, completam o panorama das adversidades enfrentadas pelos estudantes durante esse período desafiador, fazendo 95.9% dos estudantes optarem pelo ensino presencial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janderson Santos (janderson.osantos043@gmail.com) on 2024-02-29T21:06:26Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2024); SANTOS(2024) - O IMPACTO DA PANDEMIA NA APRENDIZAGEM.pdf: 1004530 bytes, checksum: 2999473521a83298fd8dbd43c52d4ff2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Janderson e Juliane Para a correção de autodepósito: Vocês devem ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Título, em caixa baixa, com exceção de nomes próprios; 2- nomes completos de autores e orientadores, e sobrenomes em caixa alta; 3- palavras-chave devem ser redigidas uma em cada campo diferente, pra que fiquem uma abaixo da outra, português e inglês separadamente, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 4- citação, também colocar nomes completos dos autores. Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, seguem essas correções: 1- Capa e folha de rosto, margem inferior local e data, no limite de 2cm; 2- ficha catalográfica, emitir em “Documentos úteis” no Repositório, neste mesmo menu, encontra-se Tutorial para emissão de ficha catalográfica; 3- agradecimentos, retirar o espaço entre os parágrafos; 4- resumo, alinhar a primeira linha a margem esquerda; 5- palavras-chave, iniciais minúsculas, com exceção de nomes próprios; 6- verifiquem espaçamento, de 1,5 entrelinhas para todo o texto do trabalho, entre títulos e texto, inclusive os elementos pré-textuais (Resumo, Abstract, Listas, Sumário, Introdução... etc.), e textuais, ver folha 7 e 8 do guia; 7- lista de gráficos, títulos com mais de uma linha, colocar a primeira palavra da segunda linha, logo abaixo da primeira palavra, da primeira linha; 8- seção 2, título com mais de uma linha, colocar a primeira palavra da segunda linha, logo abaixo da primeira palavra, da primeira linha, para que o número indicativo fique em destaque; 9- margem superior da folha 38 está em 4cm, corrigir alinhando no limite da margem superior, 3cm; 10- referências: - o alinhamento das referências é para a esquerda da página; - referências de periódico, o que fica em destaque é o título do periódico; - revisem uma a uma, suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Antes de fazerem um novo depósito, façam uma revisão em seu arquivo de PDF para evitar que retorne para ajustes on 2024-03-01T12:34:43Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Janderson Santos (janderson.osantos043@gmail.com) on 2024-03-01T15:37:52Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2024); SANTOS(2024) - O IMPACTO DA PANDEMIA NA APRENDIZAGEM.pdf: 1004707 bytes, checksum: 7700a145656c35c5c1c313bbdd463995 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Janderson e Juliane Para a correção de autodepósito: Vocês devem ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- palavras-chave, faltou em inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, seguem essas correções: 1- Capa, margem inferior local e data, no limite de 2cm; 2- ficha catalográfica, os sobrenomes são em caixa baixa, fazer nova emissão em “Documentos úteis” no Repositório, neste mesmo menu, encontra-se Tutorial para emissão de ficha catalográfica; 3- agradecimentos, após cada parágrafo, colocar um ponto; 4- margens, verifiquem algumas folhas partir de Introdução, estão com 4 cm, devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita, ver folha 6 do guia, ou façam pelo Template de TCC; 5- Introdução é na folha 11; 6- verifiquem espaçamento, de 1,5 entrelinhas para todo o texto do trabalho, entre títulos e texto, inclusive os elementos pré-textuais, ver folha 7 e 8 do guia; 7- corrigir formatação de Gráfico e Fonte, é no tamanho 10 ou 11; 8- referências: - terceira referência, colocar primeira palavra em caixa alta, e sem destaque; - revisem uma a uma, suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Antes de fazerem um novo depósito, façam uma revisão em seu arquivo de PDF para evitar que retorne para ajustes on 2024-03-01T17:58:25Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Janderson Santos (janderson.osantos043@gmail.com) on 2024-03-04T20:32:40Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2024); SANTOS (2024) - O impacto da pandemia na aprendizagem.pdf: 1004204 bytes, checksum: 8bf51d44fcc9e4f673355edd6612874c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Janderson e Juliane Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, seguem essas correções: - retirar o destaque do subtítulo desta referência abaixo: PRODANOV, Cleber. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013 Antes de fazerem um novo depósito, façam uma revisão em seu arquivo de PDF para evitar que retorne para ajustes on 2024-03-05T14:27:52Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Janderson Santos (janderson.osantos043@gmail.com) on 2024-03-05T16:22:00Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2024); SANTOS (2024) - O impacto da pandemia na aprendizagem.pdf: 1004026 bytes, checksum: 7d3426e97f3c0df2e188c6e4bbed6ccf (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Janderson e Juliane Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, seguem essas correções: - essa referências, está fora de ordem alfabetica, colocar na ordem, e ainda colocar vírgula após CAFÉ e também após SELUCHINESK , e também separar autoria do título por ponto e não por vírgula, segue abaixo: CAFÉ. L.J; SELUCHINESK R. D. R. , Motivação dos alunos de 3° ano do ensino Médio - retirar o destaque do subtítulo, segue abaixo: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. - o mesmo para essa, segue abaixo: Nunes, A. K. F.; Santos, V. S.; Santos, J. F., & da Silva, C. G. S. (2021). Narrativas digitais e ciberliteratura infantil: uma experiência-formativa com crianças na… - por favor, revisem uma a uma, suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Antes de fazerem um novo depósito, façam uma revisão em seu arquivo de PDF para evitar que retorne para ajustes on 2024-03-06T11:46:14Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Janderson Santos (janderson.osantos043@gmail.com) on 2024-03-06T14:38:41Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2024); SANTOS (2024) - O impacto da pandemia na aprendizagem.pdf: 1010663 bytes, checksum: 317f3d01ed6b9f1aeb0868a59e690c96 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-03-06T16:49:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS (2024); SANTOS (2024) - O impacto da pandemia na aprendizagem.pdf: 1010663 bytes, checksum: 317f3d01ed6b9f1aeb0868a59e690c96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-06T16:49:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS (2024); SANTOS (2024) - O impacto da pandemia na aprendizagem.pdf: 1010663 bytes, checksum: 317f3d01ed6b9f1aeb0868a59e690c96 (MD5) Previous issue date: 2024-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPandemia - educaçãopt_BR
dc.subjectPandemic - educationpt_BR
dc.subjectFerramenta tecnologicapt_BR
dc.subjectTechnological toolpt_BR
dc.subjectEnsino Remoto - matemáticapt_BR
dc.subjectRemote Learning - mathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleO impacto da pandemia na aprendizagem da matemática na turma do 1º ano Instituto Federal do Amapá - Câmpus Macapápt_BR
dc.title.alternativeThe impact of the pandemic on mathematics learning in the 1st year class Instituto Federal do Amapá - Câmpus Macapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS; SANTOS (2024) - O impacto da pandemia na aprendizagem.pdf986,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons