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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino da matemática no contexto prisional de Macapá-AP
Autor(es): LOBATO, Maíssa de Sá
SANTOS, Mascilene Almeida
Primeiro Orientador: GUIMARÃES, Luciana Carlena Correia Velasco
Resumo: O foco deste estudo é o ensino de matemática na educação prisional de Macapá, em particular de uma instituição de ensino dentro do Complexo Penitenciário. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar o ensino de matemática nesse contexto específico, incluindo a análise das estratégias pedagógicas adotadas, avaliação do processo de aprendizagem e a identificação dos desafios enfrentados pelos professores. Esta pesquisa foi descritiva, com delineamento de estudo de caso e abordagem qualitativa, a qual destaca a importância da educação na prisão para a ressocialização de Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Os resultados ressaltam a relevância do ensino de matemática no processo de reintegração social e métodos educacionais adaptados. Conclui-se que é fundamental implementar medidas para aprimorar o ensino de matemática no ambiente prisional, incluindo investimentos em formação continuada para os professores, disponibilização de recursos didáticos adequados e estabelecimento de parcerias entre outras instituições educacionais. Essas ações são essenciais para garantir que o ensino de matemática contribua positivamente para a transformação das vidas dos PPL e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Abstract: The focus of this study is the teaching of mathematics in prison education in Macapá, in particular in an educational institution within the Penitentiary Complex. The main objective of this research was to analyze the teaching of mathematics in this specific context, including analysis of the pedagogical strategies adopted, evaluation of the learning process and identification of the challenges faced by teachers. This research was descriptive, with a case study design and a qualitative approach, which highlights the importance of education in prison for the resocialization of People Deprived of Liberty (PPL). The results highlight the importance of teaching mathematics in the process of social reintegration and adapted educational methods. It is concluded that it is essential to implement measures to improve mathematics teaching in the prison environment, including investments in continuing training for teachers, the provision of adequate teaching resources and the establishment of partnerships between other educational institutions. These actions are essential to ensure that math teaching contributes positively to transforming the lives of PPLs and to building a fairer and more inclusive society.
Palavras-chave: educação na prisão
education in prison
educação matemática
mathematics education
métodos de ensino
teaching methods
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Matemática
Citação: LOBATO, Maíssa de Sá; SANTOS, Mascilene Almeida dos. O ensino da matemática no contexto prisional de Macapá-AP. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/928
Data do documento: 27-Fev-2024
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