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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | GUIMARÃES, Luciana Carlena Correia Velasco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2385112302119235 | pt_BR |
dc.creator | LOBATO, Maíssa de Sá | - |
dc.creator | SANTOS, Mascilene Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T10:56:56Z | - |
dc.date.available | 2023-03-05 | - |
dc.date.available | 2024-03-06T10:56:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.citation | LOBATO, Maíssa de Sá; SANTOS, Mascilene Almeida dos. O ensino da matemática no contexto prisional de Macapá-AP. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/928 | - |
dc.description.abstract | The focus of this study is the teaching of mathematics in prison education in Macapá, in particular in an educational institution within the Penitentiary Complex. The main objective of this research was to analyze the teaching of mathematics in this specific context, including analysis of the pedagogical strategies adopted, evaluation of the learning process and identification of the challenges faced by teachers. This research was descriptive, with a case study design and a qualitative approach, which highlights the importance of education in prison for the resocialization of People Deprived of Liberty (PPL). The results highlight the importance of teaching mathematics in the process of social reintegration and adapted educational methods. It is concluded that it is essential to implement measures to improve mathematics teaching in the prison environment, including investments in continuing training for teachers, the provision of adequate teaching resources and the establishment of partnerships between other educational institutions. These actions are essential to ensure that math teaching contributes positively to transforming the lives of PPLs and to building a fairer and more inclusive society. | pt_BR |
dc.description.resumo | O foco deste estudo é o ensino de matemática na educação prisional de Macapá, em particular de uma instituição de ensino dentro do Complexo Penitenciário. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar o ensino de matemática nesse contexto específico, incluindo a análise das estratégias pedagógicas adotadas, avaliação do processo de aprendizagem e a identificação dos desafios enfrentados pelos professores. Esta pesquisa foi descritiva, com delineamento de estudo de caso e abordagem qualitativa, a qual destaca a importância da educação na prisão para a ressocialização de Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Os resultados ressaltam a relevância do ensino de matemática no processo de reintegração social e métodos educacionais adaptados. Conclui-se que é fundamental implementar medidas para aprimorar o ensino de matemática no ambiente prisional, incluindo investimentos em formação continuada para os professores, disponibilização de recursos didáticos adequados e estabelecimento de parcerias entre outras instituições educacionais. Essas ações são essenciais para garantir que o ensino de matemática contribua positivamente para a transformação das vidas dos PPL e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Maíssa Lobato (maissalobatoap@gmail.com) on 2024-03-02T01:13:56Z No. of bitstreams: 1 LOBATO (2024); SANTOS (2024) - O ensino da matemática.pdf: 460546 bytes, checksum: 1da91be503160b51e84a0536f8caa91f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Maíssa e Mascilene Para a correção de autodepósito: Vocês devem ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Nomes das autoras e orientadora por completo, e entradas pelos sobrenomes em caixa alta; 2- faltam colocar resumo e abstract; 3- palavras-chave devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 4- o sobrenome Santos na citação, deve ser em caixa alta; 5- vcs devem utilizar o Tutorial de autodepósito, que mostra o passo a passo, para a realização correta do depósito. Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, seguem essas correções: 1- verificar margem inferior capa e folha de rosto, local e data, devem estar no limite de 2cm; 2- referências: - essa referência, destacar: Diário Oficial da União , segue: BRASIL. Edital de Convocação nº 02/2023 - CGPLI. Edital…. - essa outra, retirar caixa alta do título, segue: NEVES, Edmar S.; SANTOS, Marlene L.; PICANÇO, Janaína D. EDUCAÇÃO PRISIONAL NO ESTADO… - essa outra, retirar o destaque do subtítulo, segue: TAVARES, Elton. Projeto Trilhando Novos Caminhos: programação ... Antes de fazerem um novo depósito, façam uma revisão em seu arquivo de PDF para evitar que retorne para ajustes on 2024-03-05T11:34:19Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Maíssa Lobato (maissalobatoap@gmail.com) on 2024-03-05T14:39:48Z No. of bitstreams: 1 LOBATO (2024); SANTOS (2024) - O ensino da matemática.pdf: 460596 bytes, checksum: b91d3cec2e97a6c1f7ae0f67c9c0713e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-03-06T10:56:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LOBATO (2024); SANTOS (2024) - O ensino da matemática.pdf: 460596 bytes, checksum: b91d3cec2e97a6c1f7ae0f67c9c0713e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-06T10:56:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOBATO (2024); SANTOS (2024) - O ensino da matemática.pdf: 460596 bytes, checksum: b91d3cec2e97a6c1f7ae0f67c9c0713e (MD5) Previous issue date: 2024-02-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | educação na prisão | pt_BR |
dc.subject | education in prison | pt_BR |
dc.subject | educação matemática | pt_BR |
dc.subject | mathematics education | pt_BR |
dc.subject | métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | teaching methods | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | O ensino da matemática no contexto prisional de Macapá-AP | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LOBATO; SANTOS (2024) - O ensino da matemática no contexto prisional.pdf | 449,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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