Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/914
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Etnomatemática e Geogebra: um elo na identificação dos elementos matemáticos na confecção do instrumento "caixa" na Cultura do Marabaixo
Autor(es): COELHO, Aldenir Pantoja
SANTOS, Bárbara Estefani Oliveira dos
Primeiro Orientador: LIMA, Elma Daniela Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor-co1: DIAS, Neylan Leal
Resumo: O estudo está fundamentado na etnomatemática. A importância da etnomatemática se dá por valorizar e respeitar os conhecimentos matemáticos presente nas culturas, reconhecendo e compreendendo o ciclo de geração, difusão, organização social e intelectual desses saberes. E como esses conhecimentos são disseminados em diversos contextos. O presente estudo teve como objetivo analisar elementos matemáticos na construção do instrumento "caixa" na cultura Marabaixeira por meio do software GeoGebra. Com os objetivos específicos de identificação e observação dos elementos matemáticos no processo de fabricação, analisando suas relações com aspectos culturais. Os participantes desta pesquisa foram dois artesãos, sendo: um do Mazagão Velho e, outro do Quilombo do Curiaú, ambos trabalham na fabricação do instrumento “caixa” de Marabaixo. A seleção desses participantes foi estrategicamente feita devido à relevância de compreenderem a técnica de construção das "caixas" de Mazagão Velho e do Curiaú, considerados berços da tradição marabaixeira. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, métodos bibliográficos e pesquisa de campo com entrevista semiestruturada. O estudo sinaliza a importância da Etnomatemática para fortalecer a identidade cultural e promover uma educação inclusiva, integrando conhecimentos tradicionais e práticas culturais locais. A escolha de materiais recicláveis reflete a vivência dos artesãos, além de promover a interdisciplinaridade entre matemática, sustentabilidade e cultura. O GeoGebra é essencial na representação dos elementos matemáticos. A integração entre Etnomatemática, GeoGebra e a construção da "caixa" enriquece o ensino da matemática e valoriza a cultura local.
Abstract: The study is grounded in ethnomathematics, and the importance of ethnomathematics lies in valuing and respecting mathematical knowledge present in cultures, recognizing and understanding the cycle of generation, diffusion, social organization, and intellectual aspects of these knowledges. It also involves exploring how these understandings are disseminated in various contexts. The present study aimed to identify mathematical elements in the construction of the "caixa" instrument in Marabaixo culture using the GeoGebra software. It had specific objectives to analyze and observe mathematical elements in the manufacturing process, analyzing their relationships with cultural aspects. The participants in this research were two artisans, one from Mazagão Velho and the other from the Quilombo do Curiaú, both involved in the crafting of the "caixa" instrument in the Marabaixo tradition. The selection of these participants was strategically done due to the importance of understanding the construction technique of the "caixas" from Mazagão Velho and Curiaú, both considered cradles of the Marabaixo tradition. The research adopted a qualitative approach, bibliographic methods, and field research with semi-structured interviews. The study highlights the importance of Ethnomathematics in strengthening cultural identity and promoting inclusive education by integrating traditional knowledge and local cultural practices. The choice of recycled materials reflects the artisans' lived experiences while also fostering interdisciplinary connections between mathematics, sustainability, and culture. The GeoGebra is essential for visualizing mathematical elements. The integration of Ethnomathematics, GeoGebra, and the construction of the "caixa" enriches the teaching of mathematics and values the local culture.
Palavras-chave: entnomatemática
ethnomathematics
Geogebra
Geogebra
Cultura Marabaixo - caixa
Marabaixo Culture - box
Matemática - interdisciplinaridade
interdisciplinarity - mathematics
CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Matemática
Citação: COELHO, Aldenir Pantoja; SANTOS, Bárbara Estefani Oliveira dos. Etnomatemática e Geogebra: um elo na identificação dos elementos matemáticos na confecção do instrumento "caixa" na Cultura do Marabaixo. 2024. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/914
Data do documento: 19-Fev-2024
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COELHO; SANTOS (2024) - Etnomatemática e Geogebra.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons