Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/908
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A influência do booktok na formação de novos leitores |
Autor(es): | SILVA, Ellen Patricia Belfor da SANTOS, Jhuliano Oliveira dos |
Primeiro Orientador: | MATOS, Bruno Sérvulo da Silva |
Resumo: | Nos últimos anos, a plataforma TikTok vem ganhando cada vez mais espaço entre jovens usuários. Consequentemente, o Booktok, comunidade literária na qual é incentivada a leitura ente seus membros na plataforma, também ganhou destaque e tornou-se um fenômeno dentro e fora do aplicativo. O presente trabalho analisa elementos que são considerados essenciais para o estímulo à leitura dos usuários do Booktok. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados se deu por meio da netnografia. Além disso, foi realizada uma entrevista com um dos influenciadores literários mencionados no trabalho. O estudo aponta que a interação influenciador-usuário contribui de maneira significativa no acesso a novas obras e, consequentemente, no estímulo a novas leituras. Além disso, constatou-se que a linguagem utilizada é um fator importante para instigar os usuários a adquirirem o hábito da leitura, que, como foi percebido, acontece em três estágios diferentes: no primeiro, o leitor toma conhecimento da obra; no segundo, há a aquisição e leitura do livro; e, por fim, o usuário expõe suas percepções acerca da obra lida. |
Abstract: | In recent years, the TikTok platform has been gaining increasing popularity among young users. Consequently, Booktok, a literary community that encourages reading among its members on the platform, has also gained prominence and become a phenomenon both within and outside the app. This paper analyzes elements considered essential for stimulating the reading habits of Booktok users. The methodology employed included bibliographic research, and data collection was conducted through netnography. Additionally, an interview was conducted with one of the literary influencers mentioned in the study. The study indicates that influencer-user interaction significantly contributes to accessing new books and, consequently, stimulates new readings. Furthermore, it was found that the language used plays an important role in prompting users to develop a reading habit, which, as observed, occurs in three different stages: initially, the reader becomes aware of the work; secondly, there is the acquisition and reading of the book; and finally, the user shares their perceptions of the read work. |
Palavras-chave: | Booktok Leitura TikTok Linguagem Interação Reading Language Interaction |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Citação: | SILVA, Ellen Patricia Belfor da; SANTOS, Jhuliano Oliveira dos. A influência do booktok na formação de novos leitores. 2023. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês). Instituto Federal do Amapá, AP, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/908 |
Data do documento: | 12-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA; SANTOS (2023) - A influência do booktok na formação.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons