Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MATOS, Bruno Sérvulo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/9395451744875054pt_BR
dc.creatorSILVA, Ellen Patricia Belfor da-
dc.creatorSANTOS, Jhuliano Oliveira dos-
dc.date.accessioned2024-02-20T15:30:22Z-
dc.date.available2024-02-20-
dc.date.available2024-02-20T15:30:22Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationSILVA, Ellen Patricia Belfor da; SANTOS, Jhuliano Oliveira dos. A influência do booktok na formação de novos leitores. 2023. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês). Instituto Federal do Amapá, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/908-
dc.description.abstractIn recent years, the TikTok platform has been gaining increasing popularity among young users. Consequently, Booktok, a literary community that encourages reading among its members on the platform, has also gained prominence and become a phenomenon both within and outside the app. This paper analyzes elements considered essential for stimulating the reading habits of Booktok users. The methodology employed included bibliographic research, and data collection was conducted through netnography. Additionally, an interview was conducted with one of the literary influencers mentioned in the study. The study indicates that influencer-user interaction significantly contributes to accessing new books and, consequently, stimulates new readings. Furthermore, it was found that the language used plays an important role in prompting users to develop a reading habit, which, as observed, occurs in three different stages: initially, the reader becomes aware of the work; secondly, there is the acquisition and reading of the book; and finally, the user shares their perceptions of the read work.pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, a plataforma TikTok vem ganhando cada vez mais espaço entre jovens usuários. Consequentemente, o Booktok, comunidade literária na qual é incentivada a leitura ente seus membros na plataforma, também ganhou destaque e tornou-se um fenômeno dentro e fora do aplicativo. O presente trabalho analisa elementos que são considerados essenciais para o estímulo à leitura dos usuários do Booktok. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados se deu por meio da netnografia. Além disso, foi realizada uma entrevista com um dos influenciadores literários mencionados no trabalho. O estudo aponta que a interação influenciador-usuário contribui de maneira significativa no acesso a novas obras e, consequentemente, no estímulo a novas leituras. Além disso, constatou-se que a linguagem utilizada é um fator importante para instigar os usuários a adquirirem o hábito da leitura, que, como foi percebido, acontece em três estágios diferentes: no primeiro, o leitor toma conhecimento da obra; no segundo, há a aquisição e leitura do livro; e, por fim, o usuário expõe suas percepções acerca da obra lida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jhuliano Santos (jhulianooliveira@gmail.com) on 2024-02-07T23:12:40Z No. of bitstreams: 1 SILVA; SANTOS (2023) - A influência do booktok na formação.pdf: 1482853 bytes, checksum: d5dda90f7e10cfba965b0779d9492ff1 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Jhuliano Santos Por gentileza, antes de enviar o trabalho para depósito, faça uma última revisão no arquivo em PDF. Veja que a seção 4.2 ficou sozinha na folha 31 Aproveite para fazer um ajuste no Sumário. Os títulos das seções estão muito afastadas do maior indicador numérico (conforme orientação no Guia). Aproxime mais o alinhamento dessas seções dos maior indicador numérico que são 2.2.1 / 4.1.1 / 4.1.2 .... Por causa disso seu trabalho não foi aceito. Após essas correções, faça um novo depósito on 2024-02-08T12:04:47Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Jhuliano Santos (jhulianooliveira@gmail.com) on 2024-02-14T21:41:19Z No. of bitstreams: 1 SILVA; SANTOS (2023) - A influência do booktok na formação.pdf: 1509442 bytes, checksum: bf6f8445fc499879ea418a1a7c629585 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Jhuliano e Ellen Por gentileza, antes de enviar o trabalho para depósito, faça uma última revisão no arquivo em PDF. Solicito a seguinte correção de formatação: - subseção 1.1 Estratégias de Pesquisa, final da folha 13, dá espaçamento entre texto e a subseção. Após essas correções, faça um novo depósito on 2024-02-15T18:24:23Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Jhuliano Santos (jhulianooliveira@gmail.com) on 2024-02-19T20:51:03Z No. of bitstreams: 1 SILVA; SANTOS (2023) - A influência do booktok na formação.pdf: 1509511 bytes, checksum: f9b4e01b2f322b364a915bb0c7793364 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-02-20T15:30:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA; SANTOS (2023) - A influência do booktok na formação.pdf: 1509511 bytes, checksum: f9b4e01b2f322b364a915bb0c7793364 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-20T15:30:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA; SANTOS (2023) - A influência do booktok na formação.pdf: 1509511 bytes, checksum: f9b4e01b2f322b364a915bb0c7793364 (MD5) Previous issue date: 2023-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBooktokpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTikTokpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleA influência do booktok na formação de novos leitorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA; SANTOS (2023) - A influência do booktok na formação.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons